Além de Travessia, 10 novelas criticadas pelo público

Entretenimento|Listas
novelas criticadas

Estamos na reta final da novela Travessia, que acaba esta semana após polêmicas que vieram à tona antes mesmo dela estrear. Com baixos índices de audiência, não tem como negar que a produção não foi lá o hit que tanta gente esperava. O fato é que toda vida que uma nova novela estreia, junto vem uma grande expectativa para saber o sucesso que ela vai alcançar. Será que vai ser boa? Vai emplacar? Será que vai gerar memes? Como maior produtora de novelas do Brasil, a Rede Globo raramente erra nas suas produções. Entretanto, quando erra a coisa é feia mesmo… O resultado são novelas criticadas pelo público, com baixa audiência e que chegam a ser reduzidas para acabar logo. Hoje, então, a gente vai relembrar para vocês algumas dessas novelas que foram uma vergonha para a emissora e que ninguém quer lembrar que aconteceu…

1 – O Sétimo Guardião e as tretas dos bastidores

novelas criticadas

A novela é relativamente recente e trazia Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso na trama principal. A ideia era fazer um misto de romance, aventura e suspense sobrenatural, mas o que o público viu foi um verdadeiro desastre. Antes mesmo da estreia, o autor Aguinaldo Silva foi alvo de um processo de plágio por parte de seus próprios alunos. Nas primeiras semanas no ar explodiu a polêmica da traição de José Loreto a Débora Nascimento, que culminou com o divórcio dos dois e na história do surubão de Noronha. E em meio a tudo isso, um figurante acabou falecendo durante uma das gravações. Juntando tudo a uma trama fraca, que o público achou chata e a falta de química entre Marina e Bruno, a novela foi um dos maiores fracassos dos últimos anos da emissora e virou praticamente sinônimo das novelas odiadas…

2 – Em Família mostra que até as Helenas protagonizam novelas criticadas

A trama de Aguinaldo Silva não é a única das novelas criticadas que são relativamente recentes. Infelizmente, o fim das dez Helenas de Manoel Carlos não foi lá dos mais felizes. Isso porque Em Família, a última novela escrita por ele, simplesmente não emplacou. O romance central não convenceu, as pessoas não queriam mais saber o que se passava no Leblon, enfim, amagou uma audiência baixíssima para o horário…

3 – Esperança falhou na ideia de repetir um grande sucesso

novelas odiadas

A ideia era reproduzir o estrondoso sucesso de Terra Nostra. Ou seja, mais uma novela que tratava da temática de imigração italiana para o Brasil. Mas o que Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda tinham de química e carisma definitivamente não rolou com Priscila Fantin e Reynaldo Gianecchini. A trama também foi considerada fraca. E vamos combinar: ter que substituir O Clone também não é apara qualquer novela!

4 – Bang Bang entrou para a história como um dos maiores fracassos da emissora

A ideia era bem original, vamos combinar: uma novela de faroeste para o horário das 19h! Mas a inovação não agradou muita gente, os nomes dos personagens todos em inglês também não. E, infelizmente, Fernanda Lima não segurou a onda de ser a protagonista. As referências aos Beatles, as piadas dos anos 1960 e o estilo meio cult também não ajudaram a novela a decolar. Resultado: ela foi encurtada e esquecida nos porões da emissora. Tanto que não está nem na Globoplay

5 – Geração Brasil simplesmente sumiu da memória do público

A novela é de 2014 e chegou prometendo uma verdadeira revolução interativa. A ideia era que o público pudesse consumir o conteúdo da novela em diferentes mídias, além de uma série de ações na internet que complementavam a trama, tudo muito tecnológico e conectado. Mas esqueceram um detalhe: no Brasil de 2014 o acesso à internet não era democratizado (e nem é ainda hoje), então nem todo mundo conseguiu acompanhar essa inovação. Além do mais, o público mais velho também não conseguiu entender bem a trama e esse envolvimento tecnológico. Resultado foi uma novela bem abaixo da audiência esperada…

5 – Negócio da China tinha tudo para dar certo, mas….

novelas criticadas

Imaginem tentar criar uma história romântica com temática oriental. Parece promissor, certo? Mas não convenceu. A trama começou a ficar muito enrolada, a busca pelo “pen drive” começou a ficar cada vez mais absurda e Grazi Massafera ainda não tinha se tornado a grande atriz que é hoje. E aqui entre a gente: aquela música de abertura também não colaborou em nada!

6 – Além do Horizonte: de complicada à odiada

novelas criticadas

Falar em novelas criticadas sem citar Além do Horizonte é impossível. A ideia de misturar mistérios estilo seriados norte-americanos com temas mais existencialistas era até bom, mas não convenceu. A trama começou a ficar complicada demais para o público acompanhar e a audiência se perdeu cada vez mais. Resultado: tudo foi simplificado e a novela se transformou em um suspense policial romântico meio pastelão.

7 – Eterna Magia é melhor nem comentar…

novelas criticadas

Vocês lembram dessa novela de 2007? Pois é, ela foi tão ruim que pouca gente lembra dela. A trama misturava magia e bruxaria, trazendo história ligadas ao Wicca em sua trama, mas não conquistou o público. O resultado foi uma audiência cada vez mais baixa, o que fez com que aos poucos a temática da magia fosse totalmente abandonada para focar no drama do romance proibido entre os protagonistas.

8 – Guerra dos Sexos mostrou que remakes de produções amadas podem virar novelas criticadas também

novelas criticadas

Com o sucesso do remake de Ti-Ti-Ti e Plumas e Paetês, que foram combinadas na nova Ti Ti Ti, recentemente reprisada no Vale a Pena ver de Novo, a Globo resolveu apostar nos remakes. Mas logo viu que nem sempre dava tão certo. Nem Tony Ramos, Irene Ravache e Gloria Pires nos papeis principais seguraram a audiência da versão de 2012 da novela. O flop foi tanto que nem a famosa cena do café da manhã salvou…

9 – Tempos Modernos bem que tentou…

Mais uma novela que tentou misturar elementos futuristas com outros mais engraçados e que ficou difícil entender. Tinha até um robô na trama, que foi desligado. E a personagem de Grazi (mas foi cada coisa que ela teve que fazer no começo da carreira) que mais parecia um robô humano acabou sendo mais suavizada. Enfim, foram várias mudanças na trama, nos tons dos personagens, tudo para alavancar a novela que simplesmente não decolou…

10 – Babilônia e o flop mais marcante da Globo

Uma novela que apresenta uma rivalidade entre personagens interpretadas por Gloria Pires e Adriana Estevez, com direito a Fernanda Montenegro no elenco não tem como ser ruim, certo? Errado! A trama não tinha uma história central definida, um beijo lésbico logo nos primeiros capítulos não ajudou, as duas vilãs brigavam loucamente sem ter um motivo definido e a mocinha era extremamente chata. Uma das piores audiências do horário nobre de toda a história da dramaturgia da Globo.

De toda essa lista – incluindo a atual Travessia – uma coisa podemos concluir: a coitada da Grazi Massafera se envolve em cada projeto bomba, hein?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter