A pesquisa que mede o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS), no que se refere ao acesso dos usuários e a qualidade dos serviços da rede pública, foi divulgada ontem (1), pelo Ministério da Saúde. A Idsus 2011 aponta Fortaleza como a quinta cidade brasileira em que o sistema oferece o pior serviço. Numa escala de pontuação de zero a 10 estabelecida pela pesquisa, 1.150 dos 5.563 municípios da federação receberam nota menor que cinco.
A capital cearense aparece com nota 5,18, ficando somente atrás de Brasília, Maceió, Belém e Rio de Janeiro, que teve o pior desempenho do Brasil.
As cidades receberam notas que as classificam em grupos de desempenho alto, médio ou baixo.
- 27% da população vivem em cidade com notas mais baixas;
- 70% da população (134 milhões), moram nas cidades onde as notas foram entre seis e nove, uma representação de 73,1% do total de municípios brasileiros;
- 1,9% (3,2 milhões) reside no grupo dos municípios onde o serviço é melhor classificado com notas acima de sete, sendo 347 municípios.
Com o resultado da pesquisa o SUS, que foi criado pela Constituição Federal de 1988, e é considerado um dos melhores sistemas de saúde do mundo, além de ser copiado por vários países, quer criar metas que melhorem o índice do serviço no País. Uma parcela massiva depende do serviço público de saúde e, até quem tem plano de saúde chega a recorrer ao sistema. Por isso, não só a preocupação, mas a intensificação de melhorias no SUS é mais que necessária, até para corresponder os altos impostos pagos no País.
Foto: Reprodução