5 esportes olímpicos pouco conhecidos que chamaram atenção em Paris

Curiosidades

As Olimpíadas de Paris seguem a todo vapor na capital francesa! Trata-se do maior evento esportivo do mundo! Só para você ter uma ideia, são mais de 40 diferentes modalidades de esportes olímpicos que participam do torneio! É muita gente envolvida em todos os processos. Polêmicas relativas à realização de um evento deste porte em plena pandemia à parte, muitos dos esportes olímpicos que fazem parte do programa são até desconhecidos do público. Por exemplo você sabia que o golfe é um esporte olímpico? Pois é, ele estreou como esporte olímpico no Rio de Janeiro, em 2016. E este ano o Skate pegou muita gente de surpresa ao se tornar um dos esportes olímpicos.

Mas, para começar, você sabe o que faz de um esporte uma modalidade olímpica? Segundo as regras do Comitê Olímpico Internacional (COI), o processo é relativamente simples:

  • Para homens: o esporte precisa ser praticado por homens em 75 países, no mínimo, e em quatro continentes.
  • Para mulheres: o esporte precisa ser praticado em 40 países, no mínimo, e em três continentes.

Mas claro que não é todo esporte que atende a esses requisitos que, automaticamente, entra para a lista dos esportes olímpicos ou a lista seria imensa! A cada ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI) analisa as modalidades e define quem vai e quem fica. Isso porque, para um esporte entrar, outro necessariamente tem que sair. Pois bem, você sabia que os esportes abaixo eram modalidades olímpicas?

Badminton

Sabe aquele par de raquetes com uma peteca que você ganhava de aniversário quando criança? Pois bem, o que parece um brinquedo inocente, na verdade, é um jogo chamado Badminton, que está na lista dos esportes olímpicos do Rio 2016. O Badminton estreou em 1992, na Olimpíada de Barcelona. Existem partidas masculinas e femininas, individuais e de duplas, inclusive duplas mistas. Acreditem ou não, a peteca pode chegar a 400 km/h! Ou seja, é bom ser rápido e rebater, em vez de levar uma “petecada”…

Pois bem, este ano, o esporte chamou atenção após a atleta espanhola Carolina Marín sofre uma séria lesão no joelho durante a partida. Ela rompeu o ligamento cruzado e ainda tentou seguir no jogo ainda assim. No entanto, ela não conseguiu suportar a dor e foi obrigada a abandonar a briga pela medalha. Assim, ela saiu de quadra chorando, mas sendo aplaudida de pé pelo público em uma cena emocionante.

Maratona Aquática

O esporte é bem o que o nome sugere: uma corrida feita dentro da água, só que feita a nado. Imagina o quanto isso deve cansar! Ao todo, é preciso completar uma prova de dez quilômetros nadando em mar aberto. Ganha quem tocar primeiro a placa de chegada. E em Paris, a maratona não chamou atenção por nenhuma história emocionante ou de superação. Se bem que, para quem nadou, só de conseguir completar a prova já foi uma superação e tanto.

Isso porque o evento foi realizado nas águas do Rio Sena, um dos mais poluídos do mundo. E nem mesmo o investimento de mais de um milhão de euros foi suficiente para deixar o local “nadável”. Muitos atletas reclamaram do mau cheiro, do lixo na água e alguns chegaram a vomitar após a prova.

Esgrima

esportes olímpicos

A famosa luta com espadas é sim um dos esportes olímpicos, e desde 1896! O competidor pode escolher entre a espada, o florete ou o sabre. O objetivo, claro, é tocar o corpo do adversário o maior número de vezes possível. E nos Jogos Olímpicos de Paris, o esporte chamou a atenção das dorameiras. Isso porque o esgrimista Oh Sang-uk, simplesmente conquistou o coração delas.

Além disso, a história da esgrimista egípicia que competiu grávida de sete meses também emocionou muita gente.

Tiro Esportivo

O tiro esportivo é um esporte olímpico faz tempo! Nele, o atleta – sim, atleta, nada de traficante! – precisa acertar alvos que podem ser fixos ou móveis. De acordo com a mira, o tempo para acertar e a precisão, ele vai somando pontos. E bem, o atirador turco e seu jeito tranquilão simplesmente chamou mais atenção que o ganhador do ouro.

Pentatlo Moderno

esportes olímpicos

Atletismo, natação, esgrima, hipismo e tiro esportivo. Essas cinco modalidades, juntas, formam o chamado Pentatlo Moderno. E sim, o atleta precisa ser muito bom em todos esses esportes para pensar em conquistar uma medalha olímpica. Todas as provas acontecem no mesmo dia, começando com a esgrima, natação, depois vem o hipismo e, logo em seguida, uma disputa que combina corrida e tiro. Essa modalidade ainda não terminou em Paris, mas entrou na lista simplesmente porque cansamos só de ler…

Agora você já pode tirar uma onda com os amigos quando algum desses esportes olímpicos estiver passando na televisão!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter