Estamos em pleno ano de 2021 e, ainda assim, os debates sobre gênero estão em pauta. Afinal, o preconceito parece não ter fim. E, para além disso, é tempo de mostrar diferentes olhares e perspectivas sobre o tema. Pensando nisso, o festival Curta o Gênero, uma realização da ONG Fábrica de Imagens – Ações Educativas em Cidadania e Gênero, promove a sua nona edição. De 10 a 29 de agosto, ele traz uma ampla grade de atividades completamente gratuita e online no seu canal do Youtube (/curtaogênero), site oficial (curtaogenero.org.br) e perfil no Instagram (@curtaogenero). Mas lembramos que as inscrições para momentos formativos estão abertas e seguem até o dia 17 na página do festival.
Então, iniciando a programação, o público irá conferir as Mostras Artísticas a partir do dia 10 até 15 agosto compostas por:
IX Exposição Contrastes
Gênero, tempos, lugares olhares… Criada através de um concurso realizado nas redes sociais, os trabalhos de nove fotógrafas/os e fotógrafes do Brasil e México foram selecionados para compor uma galeria de vinte e sete fotografias. Elas refletem sobre feminismos, corpo, diversidades sexuais e étnico-religiosas, questões geracionais, desigualdades, ancestralidade, violências, invisibilidades e outras vulnerabilidades, afirmação e afeto.
IV Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero
Também gerada a partir de um concurso virtual, ela apresenta vinte e três trabalhos de seis ilustradoras brasileiras. Mas com abordagens que vão desde os feminismos, passando pela ancestralidade, lutas antirracistas e contra o patriarcado, pelas diversidades de gênero, religiosidade até o viver comunitário. Destaque para a artista visual piauiense Aline Guimarães, que venceu a seleção com suas oito ilustrações escolhidas para compor a identidade visual de todas as peças de comunicação do festival.
O público é convidado a fazer um tour virtual por ambas as exposições em vídeo, a partir do dia 10 de agosto, às 19h no site do Curta O Gênero: www.curtaogenero.org.br.
Mostra Teatral Gênero em Cena
A Mostra Teatral Gênero em Cena apresenta em sua sexta edição, de 10 a 15 de agosto, os espetáculos “Urubus” do grupo Pavilhão da Magnólia e “Frutacor” da artista Rafaela Lima. “Estado de Luta” da companhia Balé Baião e a peça infantil “Mãe D’Água” do grupo Ânima de Teatro também estão na programação; assim como as performances “Encruzilhada de rezo” da artista Maruska Ribeiro, “Do pranto ao grito” de Geovana Martan e “Cada palavra” do coletivo NAHperforma, e “TransVersos”, das artistas Stefany Mendes e Jô Costa.
Então, finalizando a programação artística do IX Festival Curta O Gênero, a I Mostra Musical Som das Cores dá visibilidade para artistas locais e autorais. Durante dois dias (14 e 15/08) teremos as apresentações de Mumutante, com seu show “Rara” e Na Quebrada do Coco com “Festa e Devoção”. Além desses, teremos ainda Carú Lina, apresentando o seu show “MPB – Música Periférica Brasileira” , e Batuque de Mulher que encerrará a programação das Mostras Artísticas.
SERVIÇO:
IX Festival Curta O Gênero – Conexões entre Arte, Política e Ciência para Bem Viver o
Presente
Quando: De 10 a 29 de Agosto de 2021
Youtube: /curtaogenero
Site: www.curtaogenero.org.br
Instagram: @curtaogenero
Fotos: Reprodução