Você é do tipo que costuma acordar e se sentir sempre descontente com suas madeixas? Acha que vive num bad hair day constante? Mas e se a gente disse que só o fato de você conseguir pentear o cabelo já faz lhe dá vantagem frente a uma pequena parcela da população mundial? Estamos falando daquelas pessoas que possuem a chamada Síndrome do Cabelo Impenteável, e é justamente isso o que ocorre com essas duras irmãs gêmeas fofíssimas!
Agnetha e Anja Norendal têm 9 anos e nasceram na Inglaterra. Como toda criança, elas têm dificuldades em pentear o cabelo. Mas não é por birra ou preguiça, não. Acontece que elas nasceram com a Síndrome do Cabelo Impenteável, uma condição genética rara que torna os fios delas extremamente difíceis de pentear. Eles acabam possuindo uma textura extremamente áspera, de forma que os torna, como o nome da síndrome diz, impossíveis de pentear.
A mãe das duas disse que desconfiou que havia algo errado logo que os primeiros fios nasceram. Isso porque eles eram totalmente diferentes em textura dos fios da irmã mais velha das duas, que era completamente liso. Eles eram ásperos, espetados e não se “ajustavam” na cabeça. Ela contou que, na infância, por onde passava as pessoas sempre perguntavam do cabelo das meninas e pediam para tirar foto. E isso não as incomodava. Mas agora que elas já são maiores, esse assédio começa a afetar as crianças.
E como faz para pentear o cabelo?
Segundo a mãe das meninas, elas lavam o cabelo apenas uma vez por semana. Isso porque se lavados com uma maior frequência, os fios fica cada vez mais emaranhados. E também pouco utilizam shampoo, que deixa os fios com ainda mais frizz. A solução encontrada por enquanto é utilizar praticamente um pote de creme pro semana na tentativa de domar os fios.
Segundo pesquisadores, estima-se que exista aproximadamente 100 crianças vivendo atualmente com a mesma condição rara no mundo todo. E, curiosamente, essa é uma condição que costuma melhorar com o passar o tempo e o avançar da idade.
Fotos: Reprodução