As vezes é difícil lidar com o gênio das crianças, não é mesmo papais e mamães? Sabemos o desafio que é educar os filhos e pensando nisso, preparamos essa matéria para você com dicas de como aprender a lidar com esses comportamentos que tiram os adultos do sério. Confere aí!
1 – Converse com seus filhos
Em primeiro lugar, é importante conversar com o pequeno e pedir para ele colocar seu sentimento em palavras. Muitas das vezes o nervosismo da criança vem de algo que ela está sentindo e não consegue expressar. Pode até ser fome ou uma cólica intestinal, por exemplo.
Por isso, converse olho-no-olho e tente, através do diálogo, descobrir qual a necessidade da criança. Esse comportamento fortalece a confiança dos filhos nos pais e assim eles vão aprendendo a falar o que querem.
2 – Fique do lado da criança
Uma das principais dúvidas sobre birra é se os pais devem deixar a criança chorando sozinha ou devem dar atenção à birra que ela faz. Segundo especialistas, o ideal é ficar próximo ao filho para que ele não se sinta abandonado, principalmente em lugares públicos.
No entanto, em locais seguros como em casa, por exemplo, os papais e mamães podem tomar distância (indo do quarto para a sala) e mostrar que a criança vai passar um tempo sozinha.
3 – Não faça o que seus filhos querem
Independente do empenho da criança, se o que ela quiser for algo impróprio para o momento ou for algo inadequado, não ceda! Independente de quanto tempo dure a birra é importante ser firme na decisão. Isso será ruim para você e para a criança.
4 – Evite a confusão!
Se antecipar é a melhor saída para evitar o stress! Você mais do que ninguém conhece os hábitos e comportamentos do seu filho, não é? Portanto use isso a seu favor.
Se o pequeno costuma fazer birra quando ta com fome, por exemplo, dê um lanche antes de sair de casa e leve sempre algo para saciar a fome dos pequenos em casos de emergência. Dessa forma, você evita o problema e consegue resolver tudo na conversa.
5 – Cumpra com o que prometeu ao seus filhos
É importante cumprir com os combinados para que a criança entenda a relação de causa e consequência. Ou seja, se vocês estão no parquinho e a criança está fazendo birra diga que se ela continuar fazendo, não vão continuar indo para o parquinho. Vale lembrar, que mesmo que você acabe se privando de algo que queria fazer, é importante cumprir o que foi dito.
6 – Tenha paciência!
Por fim, é importante ter nervos de aço e manter a calma! Não é fácil, mas quando as crianças estiverem exaltadas, é preciso ter paciência para que ela não perceba que tirou você do sério. Já que é nesse momento que você perde o controle da situação.
Entrar em contato com um psicólogo infantil ou um pedagogo também pode ajudar muito! O que vale é saber como lidar com esses comportamentos turbulentos e ajudar a criança a aprender a se expressar sem traumas.
E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comenta aqui embaixo quais dicas você usa para acabar com a birra. Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!
Fotos: Reprodução.