A Assembleia Itinerante está em Itapipoca nesta terça-feira (28) e no primeiro dia de evento, a população teve acesso a vários serviços oferecidos por órgãos da Casa Legislativa e por instituições parceiras, além de palestras e atrações do Festival de Arte e Cultura realizado na Praça da Catedral de Nossa Senhora das Mercês, no centro da cidade. As ativiades prosseguem até o dia 30 com a realização da sessao plenária e da sessão solene onde serão anunciados os vencedores do festival cultural.
O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, presente às atividades, afirmou que o município recebe com muita alegria as ações da Assembleia Legislativa. Segundo ele, essa é uma forma de apresentar mais de perto aos cearenses os vários serviços que a Casa já oferece para a população.
“Às vezes, as pessoas observam mais o trabalho dos prefeitos, governadores, presidente, e dos deputados mais na época de campanha eleitoral, mas o Poder Legislativo fortalece a nossa democracia, e essa é uma acertada decisão do presidente Evandro Leitão (PDT) em trazer esses servidos para o meio das pessoas”, ressaltou.
Na Praça da Igreja Matriz, diversos stands atraíam a atenção do público. A Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da AL, por exemplo, ofereceu orientação jurídica e psicossocial, além de divulgação dos serviços oferecidos pela PEM na defesa dos direitos das mulheres. O Departamento de Saúde da AL levou até Itapipoca profissionais de enfermagem, que fazem a verificação e orientação sobre hipertensão e diabetes, além de outros especialistas para palestrar sobre os cuidados com a saúde.
O Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) está disponibilizando publicações virtuais com acesso por QR Code. Já no stand do Escritório Frei Tito de Direitos Humanos, o cidadão pode obter informações sobre direitos sociais e, no do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos/Alcance.Enem, saber melhor sobre o cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio.
UNIDADES MÓVEIS
Além dos serviços prestados pela Assembleia, a população conta ainda com diversas unidades móveis, onde são oferecidos serviços, cursos e orientações ao público pelo Estado e parceiros.
Entre eles estão os cursos de Gastronomia, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Nesta terça-feira, os participantes aprenderam como preparar pães recheados e, nos próximo dois dias, as aulas de Culinária serão sobre como fazer bolos comerciais e biscoitos.
A vendedora autônoma Lidiana Marques participou do curso de pães recheados. Para ela, essa é uma oportunidade de adquirir conhecimento para produzir produtos que possam reforçar a renda da família, principalmente neste momento de dificuldades impostas pela pandemia.
“O professor explicou tudo muito bem, tirou nossas dúvidas e mostrou alternativas para a gente, que às vezes não tem equipamento industrial para auxiliar. Trazer esse curso para Itapipoca foi muito positivo”, avaliou.
Já o Centro de Referência sobre Drogas (CRD), da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), está com uma unidade móvel para dar suporte, escuta e orientação para pessoas com problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e drogas.
De acordo com a assessora técnica da CDR, Cléo Félix, o equipamento está atendendo principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade e que necessitam de assistência social e suporte psicológico. Além disso, há a entrega de insumos como máscara, álcool em gel, água, produtos de higiene básica, preservativos masculinos e femininos, além de informações sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 e acompanhamento pelos serviços sociais da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado.
“Nós identificamos aqui pessoas que têm o uso abusivo do álcool; há um certo quantitativo de pessoas em situação de rua, que também têm o uso problemático com álcool; há algumas pessoas que ainda não se vacinaram, por não ter procurado mesmo e outros por falta de documentação. Então fazemos essa orientação, para que essa pessoa possa buscar as unidades de saúde e possa ser vacinada também”, pontuou.
Para aqueles que buscam orientação e formalização para atuar como microempreendedor individual (MEI), há informações sobre cursos, capacitações e consultorias, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com atendimentos em um stand. A entidade está realizando ainda divulgação da Jornada do Crédito, voltada para microempresas e empresas de pequeno porte, e da Jornada do Empreendedor, que são oficinas de treinamentos motivacionais, sobre vendas, precificação e marketing digital.
Outra entidade que participa do evento é o Serviço Social da Indústria (Sesi), oferecendo atendimentos odontológicos, como profilaxia e aplicação de flúor, voltados para crianças e gestantes.
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO E AMBIENTAL
Órgãos do Estado como Detran e Sema também estão presentes. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) faz uma ação de educação no trânsito para crianças e jovens e tira dúvidas sobre os serviços do órgão.
Já no stand da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Sema) é possível realizar consulta de processos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); curso de Educação Ambiental sobre o programa Agente Jovem Ambiental; distribuição de mudas de plantas; oficina de arte e educação com materiais recicláveis e outros.
A Assembleia Itinerante continua na quarta-feira, com os serviços, palestras, cursos e com o Festival de Arte e Cultura, que tem a participação de artistas da região. Na quarta-feira, além dessas ações, será realizada a sessão itinerante, que será realizada na Câmara Municipal de Itapipoca, com transmissão pela TV Assembleia (canal 31.1) e pelas redes sociais da Casa.
Confira a transmissão ao vivo direto de Itapipoca da primeira noite do Festival de Arte e Cultura da Assembleia Itinerante: https://youtu.be/N7BrQxjAX0k
Fotos: Reprodução/Ciro Saboya.