O que você faz com aqueles livros que já leu e não quer mais? Você simplesmente joga no lixo ou acha essa ideia absurda? Pois acredite: muita gente acaba jogando os livros velhos ou já lidos na lixeira. E foi justamente ao perceber isso que um gari resolveu montar uma biblioteca com livros que iam para o lixo para, assim, levar informação e conhecimento para o máximo de pessoas.
Estamos falando de Jonatã Nunes, que trabalha como gari na cidade de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em seu dia a dia no trabalho, ele foi vendo a quantidade de livros que eram descartados pelas pessoas nas latas de lixo. O gari, que se considera um leitos ávido, resolveu dar um destino melhor para aquele material. Logo, ele passou a recolher os livros que encontrava no lixo quase que diariamente. E como resultado, acabou montando uma biblioteca na própria casa.
Gari vai de leitor a autor
Em entrevista ao portal G1, Jonatã contou que gosta muito de ler e que é especialmente apaixonado por poesia. E a paixão foi tamanha que ele acabou indo para do outro lado dessa história: de leitos, o gari passou a ser escritor. No começo do mês, ele lançou seu primeiro livro de poesias em uma feira literária da cidade de Canoas. “Nunca desistir, sempre acreditar e persistir. [Estou] radiante, alegre, feliz, e no meio de muitos escritores renomados, pra mim é um grande sonho realizado”, disse ele ao portal.
O livro de poesias se chama Poeta do Asfalto – O tempo é Prioritário, e traz belas rimas que falam do cotidiano, sobre aproveitar a vida e sobre olhar para o próximo. O novo escritor já encomendou mais 200 exemplares da primeira obra. Mas atualmente, o gari e autor de livros também já trabalha na sua próxima obra.
Fotos: Reprodução