Todo mundo sonha em ter um sorriso branquinho e brilhante, não é mesmo? O clareamento dental é um meio para isso! No entanto, ainda existem muitos mitos e receios sobre o processo. Por isso, o Pátio Hype preparou essa matéria para sanar as principais dúvidas acerca disso. Confere aí:
De antemão, existem diversos procedimentos para clarear os dentes, mas os mais comuns são os feitos com laser ou os caseiros realizados com moldes. As diferenças entre os dois é que o laser, juntamente com um gel clareador, apresenta resultados mais rápidos, porém também podem causar mais sensibilidade.
Enquanto isso, o clareamento caseiro, em que o paciente aplica o gel durante vários dias, por no mínimo duas horas, demora mais para apresentar resultados, mas oferece uma duração maior por penetrar melhor.
1.Clareamento dental danifica os dentes
Mito. O procedimento atua na remoção do pigmento corante presente nos dentes e assim, não os danifica, pois não corrói os dentes e nem altera a estrutura deles.
2.Algumas comidas e bebidas devem ser evitadas durante o clareamento
Verdade. Alimentos e bebidas com corantes ou cores fortes, como o café, açaí, vinho, refrigerante de cola, beterraba, etc. devem ser evitados. Caso contrário, os dentes mais expostos ao tratamento podem ficar com manchas.
3.Qualquer pessoa pode se submeter a um clareamento dental?
Mito. Grávidas e lactantes não podem realizar o tratamento, pois o gel usado no procedimento é feito com moldeiras, em que pode deixar resíduos no leite.
Do mesmo modo que não é recomendado para crianças e adolescentes menores de 16 anos, pois têm o esmalte dos dentes mais fixo, tendo a possibilidade causar mais sensibilidade. E para os pacientes que possuem cáries ou outros problemas bucais, devem primeiro tratá-los e em seguida realizar o clareamento.
4.Clareamento dental altera a cor de restaurações e próteses dentárias
Mito. Normalmente, o que acontece é a troca das restaurações e das próteses dentárias para que todos os dentes tenham uma cor homogênea. Pois o agente clareador, presente no gel, não consegue penetrá-las.
5.Os dentes podem escurecer de novo após certo tempo
Verdade. É incerto o fato de que os dentes voltem para a cor original, mas com o tempo, eles começam a se pigmentar novamente. Por esse motivo, após o tratamento, é essencial manter uma boa escovação e higiene da boca, uma boa alimentação, sem excessos de corantes. Dessa forma o clareamento terá uma maior durabilidade, ou seja, até dois anos.
E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e comenta aqui embaixo sobrou alguma dúvida sobre o assunto. Ah! Caso você queira repetir o procedimento, consulte um especialista pois é preciso esperar alguns meses para realizar o tratamento novamente, combinado?
Lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ler mais matérias como essa. Até a próxima!
Veja aqui o nosso conteúdo sobre como melhorar a saúde do sono.
Fotos: Reprodução