Nesta quinta-feira (8) uma forte tempestade solar deve chegar à Terra. O fenômeno pode ter potencial para afetar redes elétricas, satélites de navegação GPS e rotas de aviões, de acordo com especialistas americanos. Segundo a Agência Espacial Americana (NASA), está é a tempestade mais forte dos últimos cinco anos. Ela é formada por uma gigantesca nuvem de partículas expelidas pelo Sol a cerca de 7,2 milhões de km/h, provocada por duas erupções solares, de acordo com os cientistas.
São dois fenômenos: o primeiro aconteceu já na terça-feira (6), quando duas labaredas solares, movendo-se quase que à velocidade da luz, chegaram à Terra. Elas se espalharam por várias direções e podem ter afetado transmissões de rádio. O segundo fenômeno, que ocorreu na quarta-feira (7), foi sentido de forma mais intensa por volta das 20h, em alguns locais do planeta. Ele pode ter tido possível impacto sobre o tráfego aéreo, especialmente perto dos polos.
Já a parte do fenômeno que chegou nesta manhã de quinta-feira à atmosfera terrestre é, que pode afetar o funcionamento de redes elétricas, satélites, GPSs de alta precisão usados em operações petrolíferas e agrícolas, segundo os cientistas. Mas segundo Doug Biesiecker, da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), o GPS comum, como o dos carros, não deve ser afetado.
[youtube width=”600″ height=”344″]http://www.youtube.com/watch?v=BZChlw3sewo&feature=plcp[/youtube]
Foto e vídeo: Reprodução