Você faz ideia de qual seja o seu QI? Embora o teste de Quociente de Inteligência (QI) não faz muita diferença para muita gente, algumas pessoas levam o assunto muito a sério. É o caso da Mensa, uma associação da qual apenas pessoas com QI alto podem participar. E um brasileirinho de apenas 8 anos de idade acaba de ser aceito nesse seleto grupo de “gênios”. Isso porque ele apresentou um QI altíssimo em relação às outras crianças da mesma idade.
Estamos falando do morador da cidade de São Paulo, Gustavo Saldanha. O menino de 8 anos tem um QI alto, de 140 ponto. Para você ter uma ideia, a média do QI na maioria das pessoas gira em torno de 100. Pois bem, o pequeno Gustavo já sabe tocar diferentes instrumentos musicais como baixo, bateria, guitarra, teclado, violão, ukulelê, entre outros e, inclusive, já compõe as próprias músicas. Até agora, o jovem já tem mais de 100 músicas em seu repertório, sendo 4 delas composições autorais.
Uma primeira infância como outra qualquer
Em entrevista à revista Crescer, a mãe de Gustavo contou que notava que o filho não se distraía facilmente como os outros bebês. Mas que jamais pensou que ele pudesse ter uma inteligência acima da média. Segundo ela, Gustavo só começou a falar com 3 anos de idade. Mas foi ao completar cinco que o cenário mudou completamente. Nessa época, o menino começou a demonstrar grande interesse pela música dos Beatles. E mesmo sem saber falar inglês, ele cantou cinco músicas do grupo em uma apresentação de Dia das Mães na escola. Aos seis ele já tocava com grupos cover da banda, tendo, inclusive, participado de um show em Liverpool, terra natal dos Beatles.
Ele logo aprendeu também a lidar com tecnologia, operando muito bem sistemas Windows e MacOs. Bem como com programas como o Logic Pro, utilizado por músicos profissionais. Tudo isso está devidamente registrado no canal do Youtube do menino. Essas habilidades já renderam a ele uma bolsa de estudos para a universidade. Mas calma, afinal, ele ainda está no Ensino Fundamental em uma escola de São Paulo. Em todo caso, Gustavo segue fazendo atividades que sejam desafiadoras, para estimular seu QI Alto.
Como a Mensa Brasil não aceita crianças, Gustavo foi orientado a procurar a Mensa Internacional. Então, ao participar desse grupo de “gênios”, o menino poderá interagir com outras pessoas de QI alto e com interesses similares aos dele. Vale lembrar que já existe uma outra criança brasileira na Mensa. É a pequena Laura Büchele, de nove anos, com QI de 139.
Fotos e vídeos: Reprodução