Para além de marcar o mês de novembro com espetáculos dedicados ao universo da cultura afro-brasileira, o tema da igualdade racial é colocado em pauta a partir de outras atividades ofertadas pela rede de equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). E dentro dessa programação, a Secult lançou neste ano o Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará.
A iniciativa é fruto da política pública construída junto ao Comitê Gestor das Expressões Culturais Afro-brasileiras para o reconhecimento e a valorização dos saberes, práticas culturais, celebrações e formas de expressão realizadas ou em andamento dos coletivos culturais negros, das comunidades quilombolas e das comunidades tradicionais de matriz africana e afro-brasileira sediadas no Estado do Ceará.
Ao todo, o Prêmio Expressões Culturais Afro-Brasileiras do Ceará premiará 32 iniciativas das expressões culturais afro-brasileiras que preveem o fortalecimento em território estadual como atividades, ações coletivas, formas e modos próprios de existência. O investimento total do Governo do Ceará para o prêmio é de R$500.000,00.
Confira todos os detalhes do prêmio, além de outras programações, no site da Secult!
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra traz uma reflexão sobre o racismo. Além de ser uma homenagem e reconhecimento da luta de Zumbi dos Palmares e seus companheiros no quilombo, o Dia da Consciência Negra é fundamental para evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra ainda existentes em nossa sociedade
Fotos: Reprodução/ Fonte: Secult