Por anos, a Barbie foi símbolo da mulher perfeita, porém praticamente inalcançável. E já faz algum tempo que a Mattle – empresa que fabrica as bonecas – tem lutado para dar mais visibilidade e diversidade ao brinquedo. Então, uma das ações é o projeto Mulheres Inspiradoras, que transforma mulheres fortes da vida real em bonecas. E a mais recente homenageada foi a cantora brasileira Iza, que ganhou a Barbie Iza.
Considerada um dos maiores nomes da música da atualidade, a cantora também se transformou em símbolo para milhares de fãs em todo o Brasil. Isso porque ela luta pela representatividade negra, pela inclusão e pelo empoderamento feminino. E foi justamente como uma forma de homenagear e reconhecer essa luta que a Mattel criou a Barbie Iza, feita à imagem e semelhança da cantora.
“Eu sempre quis ter uma Barbie parecida comigo e não acredito que esse sonho está acontecendo. Fiquei muito feliz com essa homenagem, pois significa muito para mim. Eu precisava ter ouvido isso quando era mais nova: que eu tinha que ser exatamente do jeito que eu sou. Como uma menina negra, vivi muitas coisas, tive muito medo e achava que ser eu não era suficiente”, disse a cantora em entrevista ao portal Popline. A cantora ainda deu um último conselho às crianças que a seguem: “Se eu pudesse diria para meninas e meninos de todo o mundo: seja você, pois você é incrível!”.
Barbie Iza não foi a primeira homenagem à brasileiras
A homenagem à cantora Iza não foi a primeira feita pela Mattel a uma brasileira. Outras duas brasileiras também foram reconhecidas e homenageadas pelo projeto Mulheres Inspiradoras. Uma delas é a biomédica brasileira Dra Jaqueline Goes. A outra é a surfista de ondas gigantes Maya Gabeira. Todas as três receberam a homenagem como fruto de seu trabalho e empenho na representatividade e empoderamento feminino.
Fotos: Reprodução