O Mês da Consciência Negra reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao País, a escravidão no Brasil e o racismo estrutural da sociedade. E como alusão à data, a Assembleia Legislativa do Ceará realizou a primeira edição do Cine Assembleia, com a exibição do filme cearense “Cabeça de Nêgo”.
O evento contou com a presença do presidente da Central Única das Favelas (Cufa), Preto Zezé, e do ator Lucas Limeira, que interpreta o personagem protagonista do filme, Saulo, além de participantes do projeto Alcance.Enem, da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), e de servidores da Casa.
Sobre o filme
O filme “Cabeça de Nêgo” é uma produção cearense com direção e roteiro de Déo Cardoso. Estreou em outubro de 2021 em cinemas de todo o Brasil, conquistando público e crítica com enredo que aborda temáticas como racismo, educação, mobilização social e juventude, entre outras. O longa, filmado em Fortaleza, foi exibido em diversos festivais e ganhou prêmios como o de Melhor Longa-Metragem do Festival Cine Ceará 2020 e da Associação de Crítica Cearense de Cinema.
Cine Assembleia
O Cine Assembleia é desenvolvido pelo Núcleo de Saúde Mental e Comitê de Responsabilidade Social, por meio da Célula de Articulação e Fomento à Cidadania, com o apoio do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce). O objetivo é promover o debate com servidores, moradores da comunidade do entorno da Casa (Pio XII, conhecida como Pau Pelado) e de movimentos sociais convidados.
Fotos: Reprodução/ Fonte: Assembleia Legislativa