A última coisa que uma pessoa grávida quer na hora do parto é qualquer tipo de surpresa, não é mesmo? Afinal, esse é um momento importante em que tudo deve correr o mais perfeito possível. Mas imagina quem é mãe e, na hora do parto, acaba tendo a grata surpresa de ver seu filhinho nascer envolto na bolsa amniótica? Pois bem, esse fato é raríssimo de acontecer, mas aconteceu recentemente no Brasil. E o bebê empelicado acabou fazendo sucesso nas redes sociais!
Antes de mais nada, os médicos chamam de bebê empelicado justamente quando acontece da criança nascer com o saco amniótico em volta. E foi isso o que aconteceu com o pequeno Miguel. O parto do tipo cesárea foi realizado na pequena cidade de Vilhena, em Rondônia. Sua mãe, Andressa Nunes Rodrigues, deu a luz à criança no último dia 20 de novembro. E foi ela quem postou o emocionante registro nas redes sociais. Na postagem, ela contou que Miguel “veio da forma mais linda possível”.
O que é um bebê empelicado?
Geralmente, um dos primeiros sinais de que está na hora do bebê nascer é quando a bolsa se rompe após as primeiras contrações. É quando a mãe diz que “a bolsa estourou”. Mas nessas raras situações, a bolsa não rompe, e o bebê nasce envolto a essa película extremamente fina e delicada. E a isto se nomeia “empelicado”.
Apesar de não oferecer nenhum tipo de risco nem para a mãe, nem para a criança, um bebê empelicado é extremamente raro. Estima-se que nasça apenas uma criança em cada 80 mil dessa forma, segundo dados publicados na revista científica Case Reports in Obstetrics and Gynecology. Bebês podem nascer empelicados tanto em partos normais quando cesáreas. Infelizmente não há como prever que um bebe vá nascer empelicado, mas aqui entre a gente: é realmente bem bonito vê-lo assim, não é mesmo?
Fotos: Reprodução