Dois casos de gripe suína confirmados no Ceará

Acontece

Os primeiros casos de gripe A (também conhecida como gripe suína) no Ceará em 2012, foram confirmados. Trata-se de duas grávidas que contraíram o vírus dentro do território estadual e estão internadas na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac). Uma das gestantes é moradora do município de Beberibe, no Litoral Leste do Ceará, e a outra é do bairro Jangurussu, na Capital.

A moradora de Beberibe, de 21 anos, foi a primeira a dar entrada na unidade, na última quinta-feira. Ela foi submetida a uma cesariana, mas a criança nasceu com a saúde bastante comprometida e, encontra-se internada na UTI neo-natal. A paciente foi infectada pela gripe A durante o período do Carnaval, dias em que ela recebeu muitas visitas em casa.

Já a moradora do Jangurussu, teve o parto induzido, mas o feto já estava morto. Segundo a Secretária de Saúde do Estado (Sesa), não se sabe como a mulher contraiu o vírus. A Sesa trabalha ainda com a ideia de que as pacientes não estavam grávidas durante a campanha de vacinação contra o H1N1 para gestantes de abril de 2011. A Secretaria informou que nenhum outro caso foi notificado em Beberibe ou na Capital e, que há doses de Tamiflu (vacina) nas duas cidades. “Era de se esperar (casos) após o Carnaval, porque há muito ajuntamento de pessoas e o tempo de incubação é de sete a 15 dias”, aponta o coordenador de Proteção e Promoção à Saúde do Governo, Manoel Fonsêca.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter