Em 29 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans, marco da luta pela cidadania e respeito às travestis, homens e mulheres trans. É uma data simbólica destinada a lembrar a luta de pessoas trans (travestis, mulheres e homens transexuais) pelo respeito à identidade gênero, orientação sexual, e direitos básicos que são diariamente negados dentro da sociedade.
E para marcar as celebrações, nesta sexta-feira (28), será lançado o vídeo institucional “TRANSborde respeito: vidas trans existem!”, produzido em parceria com o Instituto Cultural Iracema. A produção tem em seu elenco personalidades do movimento social de pessoas trans no estado do Ceará: Paula Costa, da Associação de Travestis do Ceará (Atrac); Paolla Giorgiê, professora da Secretaria Municipal de Educação (SME); Lukresya Nascimento, do Coletivo Transpassando; Renata Sampaio, do Grupo T; Viviane Venancio e Labelle Silva, da Coediv; Enzo Gomes, da Associação Transmasculina do Ceará (Atransce); Dan Souza, professora; e Dominy Martins, Mister Ceará/Nordeste Trans. O lançamento do vídeo será às 18h, no canal do YouTube do Instituto Iracema.
Já no dia 1º de fevereiro, às 18h, haverá sessão do Grupo de Apoio e Convivência para Travestis, Transexuais e Pessoas Não-binárias. O grupo é um espaço de escuta, acolhimento e fortalecimento entre pares. Todas as sessões são gratuitas e são mediadas pela psicóloga Lutiana Melo, do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra. Em razão do recente aumento dos casos de infecção por Covid-19, a temporada 2022 do grupo iniciará em formato virtual, através da plataforma Google Meet (https://meet.google.com/bcd-sojr-mmr).
Fotos: Reprodução / Fonte: Prefeitura de Fortaleza
Pátio Hype