Quando o caixa da empresa está apertado é muito comum os empresários recorrerem a empréstimos para capital de giro. Mas o problema é quando esse empréstimo acontece sem planejamento. Por isso, nos momentos de aperto no fluxo de caixa, saber renegociar dívidas é uma atividade que um empreendedor deve ter o costume de fazer.
A questão chave aqui é o monitoramento do fluxo de caixa da empresa, de maneira que o ato de renegociar dívidas possa ser feito antes de uma situação de inadimplência. Neste caso, uma boa dica é negociar o aumento de prazos ou isenções temporárias de pagamento, primeiro com os fornecedores mais importantes, deixando aqueles menos importantes para um segundo momento.
Outra coisa importante é cancelar imediatamente pedidos em abertos junto aos fornecedores, antes que sejam faturados. Dessa forma, o empreendedor evita compromissos futuros de pagamento que poderão dar uma folga no caixa quando as atividades voltarem à normalidade.
Sabia que endividamento nem sempre é ruim?
O endividamento é ruim quando é utilizado para cobrir as despesas correntes devido à má gestão. Por outro lado, o endividamento da empresa pode ser bom quando a dívida contraída é para investimento ou expansão do negócio. Nesse caso a expectativa de receitas futuras será suficiente para honrar as parcelas da dívida.
Viu como é importante entender sobre esse assunto? Para aprender mais, acesse o site do Sebrae. Lá você encontra temas e cursos variados ligados ao universo do empreendedorismo. Fica a dica!
Fotos: Reprodução / Fonte: Sebrae