Terremoto de magnitude 6,8 atinge costa do Japão

Acontece
Japoneses lembram um ano do tsunami ocorrido em 2011

Mais um susto para os japoneses. Nesta quarta-feira (14), um forte terremoto de magnitude 6,8 atingiu o País provocando um pequeno tsunami na costa de Hokkaido, com ondas de até 50 centímetros, deixando a população em alerta. Cerca de duas horas depois, um outro tremor, desta vez de magnitude 6,1 atingiu de novo a costa japonesa. O tremor ocorreu por volta das 20h49 locais, 7h49 de Brasília, a uma profundidade de 9,5 quilômetros e a 243 quilômetros da cidade de Kushiro. Vários outros abalos de magnitudes menores foram registrados.

As tevês e rádios japonesas ficaram de plantão para avisar a população sobre possíveis riscos. Alarmes chegaram a ser acionados nas cidades litorâneas das províncias de Iwate, Aomori e Hokkaido. A província de Iwate, por exemplo, foi uma das regiões que praticamente foram devastadas pelo tsunami em 2011. O tremor de hoje, não foi sentido em Tóquio, que fica distante 730 quilômetros de onde aconteceu o epicentro.

A preocupação do governo, principalmente em Iwate, era com as casas. Iwate e outras províncias ainda estão em uma reconstrução  que pode levar até uma década, segundo especialistas, depois da catástrofe do ano passado. No último domingo (11), data em que a tragédia completou um ano, no Japão e em várias partes do mundo, às 14h46 (horário local, 2h46 de Brasília), milhões de japoneses lembraram em silêncio os mortos na tragédia. Segundo dados da polícia, cerca de 15 mil pessoas morreram e outras 3 mil continuam desaparecidas. Número que poderia ser bem maior, dada a intensidade das ondas e do terremoto, mas que foi amenizado devido aos inúmeros treinamentos que são dados a população como forma de prevenção e, estrutura que os japoneses têm para amenizar os impactos de fenômenos como este.

 

Foto Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter