Domicílios deixarão de pagar contingência na conta de água

Acontece|Câmara Municipal de Fortaleza

Boa notícia para a população de Fortaleza e Região Metropolitana! Cerca de 353 mil domicílios deixam de pagar a tarifa de contingência de água a partir de junho, quando deve chegar a próxima conta referente ao mês de maio. A taxa extra, recentemente revogada pela governadora Izolda Cela, foi um mecanismo aplicado nas faturas dos clientes desde 2015, com o objetivo de redução no consumo de água.

A tarifa era cobrada aos clientes que ultrapassassem a meta estabelecida, que teve como base o consumo médio de outubro de 2014 a setembro de 2015, período anterior ao estado crítico de escassez hídrica. O valor aplicado era de 120% sobre cada metro cúbico ultrapassado. A taxa permaneceu em vigor enquanto durou o Ato Declaratório, publicado em 2015 pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), que colocava a capital e Região Metropolitana dentro do quadro de situação crítica de escassez hídrica no estado do Ceará.

O valor arrecadado com a tarifa foi e está sendo investido em ações de ampliação e melhoria dos sistemas operados pela Cagece, ações de combate às fraudes, perdas de água no sistema e outros projetos de convivência com a escassez, com o objetivo de garantir a segurança hídrica da população.

Fotos: Reprodução / Fonte: Câmara Municipal

Pátio Hype

Inscreva-se na nossa newsletter