A longa história de pandemias ocorridas em todo o mundo, com foco no Ceará, será exibida na Assembleia Legislativa do Ceará. Entre os dias 10 e 20 de maio, o Memorial Deputado Pontes Neto apresenta, no Espaço Expositivo da Casa, a mostra “Pandemias que Afetaram a História da Humanidade”.
A abertura será nesta terça-feira, a partir das 10h30. No local, o visitante terá uma visão panorâmica das pandemias do Estado, onde poderá constatar que o ser humano, além de ter sido acometido por doenças infecciosas desde a antiguidade, agora enfrenta novos desafios na área da saúde pública devido à degradação ambiental.
A mostra apresenta as grandes pandemias e endemias que assolaram o mundo, sobretudo as que causaram impacto direto no Ceará. Além da Covid 19, que matou cerca de 664 mil pessoas no Brasil e 27.944 no Estado, a epidemia de varíola foi uma das maiores que a humanidade tem noticia. Ela teve sucessivas ondas ao longo da metade do século XIX no Brasil. No Ceará, a seca de 1877 a 1870 provocou um grande surto da doença, levando milhares de pessoas a morte. Num único dia, 10 de dezembro de 1878, Fortaleza registrou 1.004 mortes causadas pela epidemia da varíola. Muita história!
SERVIÇO:
Exposição Pandemias que Afetaram a História da Humanidade
Entre os dias 10 e 20 de maio
Espaço Expositivo da Assembleia Legislativa Do Estado do Ceará
Fotos: Reprodução / Fonte: Assembleia