Mulher cearense, educadora e militante que enfrentou a ditadura militar, a prisão e o exílio. Essa é Ruth Cavalcante, uma mulher inspiradora que agora é tema de um livro lançado pela Assembleia Legislativa do Ceará.
O livro “Ruth Cavalcante nos caminhos da educação libertadora”, lançado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp)da Alece, é resultado da pesquisa de mestrado de Erbenia Girão na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O livro é dividido em capítulos que cobrem um período de 1943 a 1980 na vida de Ruth Cavalcante. São abordados aspectos da infância, adolescência, entrada nos grupos da Igreja Católica, início da graduação em Pedagogia, envolvimento com as ideias de Paulo Freire, com os movimentos pela educação e com a Ação Popular (AP). Também fazem parte da obra relatos sobre sua primeira prisão no Congresso da UNE, a segunda prisão na UFC, o exílio, em que passou por Chile e Alemanha, e o retorno para o Brasil.
A publicação já está disponível no site da Alece. Fica a dica!
Fotos: Reprodução / Fonte: Assembleia