As esculturas extraordinárias de Theo Jansen

Arte|Cultura

Já imaginou utilizar a física para elaborar verdadeiras obras de artes? Pois essa é a proposta de Theo Jansen, um físico holandês que cria esculturas impressionantes!

Desde 1990, Theo cria um novo tipo de natureza. Misturando arte e engenharia, ele constrói seres cinéticos em grande escala. Chamadas de Strandbeests (termo holandês que se traduz em “bestas da praia”), as obras são criadas a partir de algoritmos. Mas engana-se quem pensa utilizam de algum motor ou qualquer tipo de sensor.

Os esqueletos são capazes de caminhar sozinhos, sem qualquer tipo de tecnologia, graças à força do vento e da areia molhada. A explicação para isso é que as criações possuem cérebros primitivos, baseados em contagem binária, utilizados para localizar sua posição na praia.

Para quem não é tão bom em física pode até parecer confuso, mas o relevante aqui são os resultados! Em suas obras realistas, Theo Jansen cria um universo que se assemelha à algo pré-histórico. A partir de tubos plásticos flexíveis de PVC e fita adesiva, esse artista nos mostra que a imaginação somada ao conhecimento gera coisas extraordinárias!

E aí, gostou das esculturas? Recentemente, Jansem compilou uma coleção de seus trabalhos em vídeo, clique aqui e confira!

Fotos: Reprodução / Fontes de pesquisa: Google e Hypeness

Pátio Hype

Inscreva-se na nossa newsletter