A história do “largou tudo e foi viajar” ficou tão clichê que virou até meme nas redes sociais. Mas algumas pessoas transformaram isso em algo mais do que uma meta de vida: em algo realmente inspirador. E uma dessas pessoas foi Jessica Nabongo que, aos 38 anos, resolveu deixar tudo para trás e embarcar em um sonho inspirador: ser a primeira mulher preta a conhecer todos os países do planeta.
Jessica Nabongo tinha um emprego perfeitamente estável quando, em 2008, resolveu que era hora de deixar isso para trás e embarcar em uma aventura. Começava aí seu blog The Catch Me If You Can, algo como “Prenda-me se for capaz” em tradução livre. E junto com o blog veio a ideia de ir além de “apenas” viajar: ela queria conquistar o mundo, literalmente. E com isso, a ugandense-americana conheceu todos os 197 países que compões nosso planeta. “Foi minha jornada pessoal visitar todos os países do mundo. Mas perto da linha de chegada, tornou-se muito maior do que eu”, disse ela em entrevista ao site Essence.
Representatividade importa
Para ela, a indústria de viagens sempre foi dominada por homens brancos. E ela, enquanto mulher e negra, queria mostrar que o lugar dela era onde ela quisesse estar. Um de seus maiores desafios, claro, era o racismo. “Sou uma mulher negra, mas, além disso, minhas viagens foram moldadas pelo fato de ser visivelmente africana. Tive alguns problemas com a imigração com pessoas pensando que meu passaporte é falso”, conta. E o fato de estar viajando sozinha também se mostrava tenso às vezes. Mas nem por isso ela desistiu de sua meta.
Jessica Nabongo contou suas aventuras em um livro
Como se ser a primeira mulher preta a conhecer todos os países do mundo não bastasse, Jessica foi além. O seu blog e suas redes sociais ficaram pequenas para suas histórias. Com isso, ela recentemente lançou um livro que leva o nome de seu blog. Na publicação, Jessica não apenas compartilha histórias, mas também busca inspirar outras pessoas — principalmente mulheres — a perderem o medo de viajar sozinhas e também colocarem o pé na estrada!
Vendo essa história em pleno período de férias, bem dá vontade de largar tudo e ir viajar também, não é mesmo?
Fotos: Reprodução