Renegociar dívidas é uma atividade que um empreendedor deve ter o costume de fazer, em especial nos momentos de aperto no fluxo de caixa. O momento requer mais do que nunca a habilidade de gestão dos empreendedores. E para ajudar nisso, o Hype pegou algumas dicas do Sebrae para renegociar dívidas de maneira mais eficaz, confira:
- Verificar quais custos e despesas podem ser cortados para ajustar o fluxo de caixa à nova realidade.
- Verificar a possibilidade de se beneficiar das medidas do governo referentes à financiamento de folha de pagamento, redução de jornadas de trabalho, férias coletivas, entre outras. É preciso analisar bem a decisão de demitir funcionários, pois o custo de demissão pode representar uma despesa adicional nesse momento.
- Negociar redução, isenção ou adiamento do pagamento de aluguéis. Lembre-se que para o locador é melhor ter uma redução de receitas agora do que ficar meses com uma loja parada sem o aluguel!
- Avaliar a possibilidade de fazer adaptações nos processos, de maneira a manter a operação para, ao menos, cobrir os custos fixos do negócio.
A pandemia trouxe uma realidade inesperada e muitos empresários estão preocupados com a sobrevivência dos seus negócios. Por isso a frase chave do momento é “Negociar, negociar e negociar!”.
Fotos: Reprodução / Fonte: Sebrae