Nos últimos dias a internet acompanhou, em choque, o ataque racista que os filhos dos atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso sofreram em Portugal. O caso repercutiu com força nas redes sociais, levantando uma série de discussões e mostrando a reação de Giovanna enquanto mãe. Além de partir pra cima da mulher racista, o casal ainda chamou a polícia, que a levou presa. Infelizmente, esse não é um caso isolado. Além dos filhos do casal, vários outros famosos também já foram vítimas de ataques racistas. Relembre alguns deles:
1. Ataques racistas contra Ludmilla nas redes sociais
A cantora Ludmilla já sofreu diversos ataques racistas ao longo de sua carreira. Ela já foi desvalorizada, xingada e teve seu talento questionado inúmeras vezes. Fãs de outras artistas já organizaram ataques contra ela nas redes sociais. Além de ser engra, Lud também é lésbica, o que fez com que muita gente também atacasse sua sexualidade. Mesmo em shows – inclusive durante uma premiação ao vivo – a cantora já foi alvo de preconceito de todos os tipos.
2. Lázaro Ramos também já foi vítima
Racismo é crime inafiançável no Brasil, mas raramente que o comete é preso. O ator Lázaro Ramos também já foi alvo desta prática criminosa. Em entrevistas, ele já comentou o assunto, dizendo que às vezes o racismo era velado, porém, em várias outras situações, o preconceito era bem explícito.
3. Até a ex-BBB Camilla de Lucas também
Mesmo tendo ido bem longe durante sua participação no Big Brother Brasil, a influenciadora digital Camilla de Lucas não conseguiu se ver livre do racismo. Da forma de ser cabelo às campanhas publicitárias que estrelou, tudo sempre foi motivo para que ela virasse alvo de piadas e comentários preconceituosos tanto dentro quanto fora das redes sociais.
4. A jornalista Maju Coutinho também sofreu ataques racistas
Maju ganhou grande visibilidade quando deixou de ser a “moça do tempo” para comandar o Jornal Hoje. Porém, o que era para sr apenas motivo de festa se revelou uma grande abertura para centenas de comentários preconceituosos. Agora, na apresentação do Fantástico, ela continua em, excelente fase em sua carreira, mas infelizmente, não segue imune aos ataques racistas.
5. Vencer o BBB também não livrou Thelma de Assis
Médica e vencedora do BBB 20, nada disso afastou os ataques de Thelminha. A ex-sister venceu o programa, se destacou nas manhãs de sábado da Rede Globo e, ainda assim, foi alvo de diversos ataques racistas. Assim como Camilla de Lucas, cada passo seu era motivo de questionamento e comentários maldosos dentro e fora das redes sociais.
6. Cacau Protásio também sofreu com racismo e gordofobia
A atriz e comediante precisou gravar cenas para um filme no Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Em um dado momento, ela começou a dançar no meio do Batalhão. Um homem escondido filmou a situação e divulgou as imagens na internet, acompanhadas de comentários ofensivos, racistas e gordofóbicos.
7. Thais Araújo foi atacada em seu Facebook
Várias foram as vezes em que a atriz precisou, infelizmente, enfrentar o racismo dentro e fora de suas redes sociais. Mas um dos vários casos que chamam atenção ocorreu em 2015, quando os comentários de sua foto no Facebook um homem a atacou com comentários como “macaca” e “cabelo de esfregão”.
8. Preta Gil carrega o orgulho de sua pele no nome
Nem o fato de ser filha de Gilberto Gil, muito menos o de carregar, com orgulho, a core de sua pele no nome resguardaram Preta Gil de ser alvo de comentários preconceituosos. Em 2016 ela chegou a fazer uma denúncia à polícia, que chegou a apreender dois adolescentes responsáveis pelo crime. Em seu perfil, a cantora desabafou “Desde muito nova convivi com o preconceito de quem não aceitava ver filho de negro em uma escola particular, de quem não consegue aceitar que uma pessoa pode se chamar Preta. Fui atacada com diversas mensagens de ódio em minha pagina no Facebook; uns atacaram minha cor, meu trabalho, meu corpo.”
9. Thiaguinho teve que provar ser dono de seu próprio carro
O cantor Thiaguinho foi vítima de racismo no estacionamento de um famoso restaurante. Segundo ele, o manobrista o impediu de entrar no próprio carro porque ele estava de camiseta, short e chinelo. Ao trazer o veículo, o manobrista teria duvidado que ele pudesse ser o dono do mesmo.
10. Nem Beyoncé escapa dos ataques racistas
Pois é, nem a diva pop mundial Beyoncé conseguiu ficar impune ao racismo. A cantora, seu marido e seus filhos já foram alvo inúmeras vezes de ataques racistas, comentários preconceituosos e muito mais. Isso fez com que Beyoncé se afastasse das redes sociais, que utiliza esporadicamente e quase sempre para promover seus produtos apenas.
Infelizmente essa também não é a primeira vez que Titi e Bless, filhos de Giovanna e Bruno, sofrem ataques racistas. mas torcemos para que chegue o dia em que eles não enfrentem mais esse tipo de situação. E lembrando mis uma vez: racismo é crime!
Fotos: Reprodução