Mais um caso de cura do HIV é registrado no mundo

Hype do Bem|Hype por Aí|Hypeando
cura do HIV

Não faz muito tempo que mostramos aqui mesmo a empolgação da comunidade médica com um caso que mostrou que a cura do HIV é possível. Pois bem, na última semana, mais um caso de cura do HIV foi confirmado no mundo, deixando os pesquisadores ainda mais empolgados com a notícia.

Vale destacar que o HIV – vírus que causa da AIDS – afeta quase 40 milhões de pessoas em todo o mundo. E apesar de hoje em dia ser perfeitamente possível conviver com o vírus – desde que sejam tomadas algumas precauções a fim de evitar sua transmissão – ainda tem gente que acha que receber o diagnóstico positivo é basicamente um atestado de óbito. Pois bem, não só a medicina para o controle do vírus avançou muito os últimos aos como os pesquisadores estão cada vez mais próximos de uma cura definitiva.

cura do HIV

Cura do HIV é registrada nos EUA

O mais recente registro de paciente curado do HIV foi nos Estados Unidos. Um homem que preferiu não ser identificado tem 66 anos e convive com o HIV desde a década de 1980. Pois bem, ele recebeu um transplante de medula óssea de um doador naturalmente imune ao vírus. Acontece que este doador possui uma mutação genética que impede que o HIV consiga entrar e infectar os glóbulos brancos, que formam, justamente, a defesa do nosso orgaismo.

Pois bem, o homem é monitorado de perto pelos pesquisadores desde seu transplante. E, há 17 meses, o vírus não é detectado em seu sistema. Ou seja, ele é considerado curado do HIV. Com isso ele se tornou o quarto caso de cura do HIV em todo o mundo! Mias um grande passo dos cientistas na busca pela cura e, quem sabe, até vacina contra o HIV!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter