Estamos de volta com nossa coluna Fato x Filme, que toda segunda-feira conta as histórias reais que inspiraram filmes famosos. E este final de semana, uma notícia aparentemente boba marcou muitos jornais. Um imigrante faleceu após sofrer um ataque cardíaco no aeroporto Charles de Gaulle, na França. Acontece que não se tratava de qualquer imigrante, e sim do protagonista história por trás de um grande sucesso dos cinemas: o filme O Terminal.
Estrelado por Tom Hanks, o longa lançado em 2004 traz um homem chamado Viktor Navorski, que é impedido de entrar em Nova York após seu país entrar em guerra e seus documentos serem invalidados. Pois bem, o que pouca gente sabe é que o longa de Steven Spielberg, na verdade, foi inspirado no caso real de um iraniano chamado Merhan Nasseri, que passou anos sem poder sair de um aeroporto.
A história real por trás de O Terminal
Em 1988, Merhan Nasseri estava tentando refugiar-se na Inglaterra após escapar de conflitos em seu país, o Irã. Porém seus documentos – o passaporte e seu certificado de refugiado concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) – haviam sido roubados. Com isso, ele não conseguiu permissão para entrar no país. No entanto, ao passar pelo aeroporto Charles de Gaulle, na França, assim como no filme, autoridades aeroportuárias o impediram de sair do local porque ele estava sem os documentos.
Com os conflitos no Irã, Nasseri se tornou um apátrida, ou seja. E, com isso, foi obrigado a viver por anos no aeroporto, entre um terminal e outro. Foram anos vivendo daquela forma, preso no Charles de Gaulle, contando sua história a todos os passageiros e pessoas que por ali passavam. Dizem que a Dreamworks, estúdio de cinema responsável pelo filme, pagou cerca de 250 mil dólares a Nasseri para obter o direito de contar sua história.
Porém tanto tempo vivendo dessa forma deixou marcas em sua saúde mental. Quando finalmente ele foi autorizado a sair, Nasseri não o fez. Somente em 2006 o iraniano deixou o terminal em que viveu por 18 anos. No entanto, de acordo com os tabloides britânicos, Nasseri retornou a viver no terminal do aeroporto nas últimas semanas. E acabou falecendo lá. Atualmente, o longa com Tom Hanks pode ser visto no Telecine Play.
Fotos e vídeo: Reprodução