Por mais que a Barbie venha tentando se atualizar com o que a imagem da icônica boneca representa atualmente na sociedade, ainda há muito o que se caminhar. Afinal, o brinquedo ainda é visto como sinônimo de magreza, um padrão de corpo e cabelos, dentre outras coisas. Mas, e se colocássemos a Barbie diante de situações cotidianas de mulheres reais? Foi exatamente isso o que uma artista visual fez e o resultado ficou muito bom!
Annelies Hofmeyr é uma sul-africana que tem um projeto chamado Trophy Wife Barbie. Nos Estados Unidos – e em vários outros países também -, “Trophy Wife” é uma expressão usada para denominar aquelas mulheres que são exibidas por seus companheiros como troféus, que eles pagam caro para manter. Pois bem, no projeto de Hofmeyr, a boneca Barbie é retratada nas mais diversas situações cotidianas vividas por mulheres reais: dias de cólica, aquele momento de ficar no sofá vendo filme e bebendo algo e até mesmo questões ligadas ao copo, como a famosa “barriguinha”.
Uma curiosidade é que as mulheres reais, ou melhor, as Barbies, são sempre representadas com um par de chifres de cervo. Segundo a artista, isso foi uma forma de evidenciar o quando as mulheres são tratadas como troféus de caça, como algo a ser possuído. O projeto já tem quase 500 mil seguidores no Instagram e segue fazendo sucesso nas redes sociais.
Alguém mais se sentiu representada?
Fotos: Reprodução