Não é de hoje que todo mundo sabe o quanto a representatividade é importante. Principalmente para as crianças, que podem ver super-heróis, personagens de filmes e desenhos, além de brinquedos com os quais eles se identifiquem fisicamente. Mas para Márcia de Jesus – assim como para muitas pessoas negras – essa representatividade não existiu quando criança. Agora adulta e mãe de uma menina de oito anos de idade, ela resolveu que era hora de mudar isso e criou produtos que são lindos e empoderados.
Após crescer tendo as Paquitas e princesas da Disney como referência, a afroempreendedora Márcia de Jesus resolveu que não faria o mesmo com sua filha, Valentina. Ela queria que a menina, desde cedo, se visse representada em seu dia a dia e tivesse orgulho da cor de sua pele e do seu cabelo. Pois bem, um dia ela comprou uma mochila para a menina que vinha com um chaveiro de uma bonequinha negra, e a menina adorou. Diante da reação da criança, ela resolveu investir e criar mais itens que reforçassem a representatividade negra. “Comecei com chinelos com estampas afro, depois passei para canecas, moletons e vestidos. Cheguei a participar de uma feira, mas logo veio a pandemia e tive que recorrer aos grupos virtuais e feiras on-line para vender”, disse ela à Folha de São Paulo.
Representatividade em todo lugar
Por sorte, é cada vez mais comum ver bonecas, roupas e outros itens com estampas que remetem à cultura negra, além de histórias protagonizadas por heróis negros. Mas Márcia notou que havia um nicho ainda pouco explorado: o de roupas de cama infantil. Logo, a empreendedora criou conjuntos de lençóis e colchas e testou com a própria filha que amou a novidade. “Fiz colcha, fronha e lençol da Black Princess e foi muito bacana ver a reação dela. A representatividade e a aceitação devem começar dentro da própria casa. O quarto da criança é o seu cantinho e precisa ter a cara dela”.
Recentemente, o projeto de representatividade de Márcia foi selecionado para crescer. Ela receberá apoio e treinamento da Afrolab Preta Poupa, um programa de educação financeira para empreendedores negros e indígenas feito, parceria de XP Inc. e PretaHub.
Fotos: Reprodução