Você conhece o teste do pezinho e sabe sua importância? Este exame tem como objetivo diagnosticar precocemente doenças genéticas, congênitas, infecciosas, erros inatos do metabolismo e da imunidade em bebês recém-nascidos.
O teste deve ser realizado, preferencialmente, entre o 3º e 5º dia de vida do bebê, uma vez que diversas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente, podem causar sérias complicações à saúde do recém-nascido. A triagem é realizada no calcanhar, uma área bem vascularizada onde é possível obter uma amostra de sangue suficiente. Além disso, a técnica utilizada é a lanceta e não agulha, evitando assim possíveis complicações.
Atendimento na capital
A Prefeitura de Fortaleza oferece, diariamente, nas 116 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) a realização do teste do pezinho. Após coleta, a amostra é enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen). Para a realização do exame é necessário apresentar, no posto de saúde, a Declaração de Nascidos Vivos (DNV) da criança e Cartão Nacional de Saúde (CNS) da mãe.
A partir da sua realização, os bebês têm acesso a exames confirmatórios e são encaminhados para o agendamento de consulta com especialistas na rede estadual de saúde, assegurando a linha de cuidado necessária para cada doença. É importante ressaltar que caso o exame não seja realizado, a criança perde a chance de ser tratada em tempo hábil, podendo sofrer danos e até vir à óbito. Não deixe de realizar com o seu pequeno!
Fotos: Reprodução / Fonte: SMS
Pátio Hype