Paloma Barbosa, artista PCD retrata pessoas com deficiência e conquista fãs nas redes socias

Hypeando|Inspiração da Semana

As pessoas com deficiência (PCDs) estão por toda parte que se vá: nas ruas, nas escolas, nos shoppings, cinemas…. Onde se possa imaginar. No entanto, se tem um local que ainda destina pouco espaço para esse público é a arte. Afinal, não é fácil ver obras artísticas, sejam pinturas, fotografias, esculturas ou qualquer outro tipo de manifestação que representes as pessoas com qualquer tipo de deficiência que seja. Mas para Paloma Barbosa, já passou o tempo disso mudar.

Paloma Barbosa tem 28 anos e nasceu com uma deficiência física. Ela já passou por cirurgias, utilizou muletas e desde os 22 anos, anda em uma cadeira de rodas. E foi justamente durante o período de adaptação à cadeira que ela viu com ainda mais clareza o quanto o mundo não é pensado para gente como ela. Paloma, então, resolveu dedicar sua arte a retratar o dia a dia de pessoas com deficiência e, principalmente, o quanto elas precisam ser incluídas e o quanto elas poderiam viver mais plenamente se uma simples palavra fosse colocada em prática: acessibilidade.

Em seu perfil no Instagram, a ilustradora representa mulheres com deficiência situações simples, puramente cotidianas. E mostra que, assim como qualquer outra pessoa, elas levam a própria vida, cumprindo compromissos e responsabilidades e também se divertindo.

Recentemente, ela viralizou ao criar o projeto Princesas Reais. Trata-se de uma série de ilustrações na qual retrata as famosas Princesas Disney como pessoas com deficiência. Segunda as palavras da própria Paloma, “Princesas Reais é o projeto que transforma as princesas mais conhecidas da Disney em mocinhas com mais representatividade.” Então de uma Moana utilizando bengala e prótese na perna a uma Elsa cadeirante, as ilustrações geram reconhecimento em tantas pessoas – e crianças! – que lidam com a própria deficiência, mas raramente se sentem representadas na mídia e na cultura pop.

Fotos: Reprodução/Instagram/Paloma Barbosa

Inscreva-se na nossa newsletter