Seu rosto manchou após as férias? E agora, o que fazer?

Comportamento

 

Férias, praia, piscina, uma delícia, muito bom! Mas e agora a pele do rosto manchou, está escura. O que fazer? Existem vários tipos de manchas escuras no rosto:

– Melasma: são manchas acastanhadas nas regiões malares, região frontal, buço e nariz. Geralmente, estão relacionadas ao uso de anticoncepcional, gravidez ou apenas a exposição solar. Pode ter um tendência hereditária.

– Efélides: são as sardas que se iniciam já na infância. Geralmente escurecem e aumentam em número durante o verão.

– Melanoses solares: são manchas causadas pelo acúmulo da radiação solar ao longo dos anos.

– Nevus melanocíticos: são os sinais que podem aumentar ou escurecer com a exposição ao sol.

– Câncer de pele: existem as queratoses actínicas pigmentadas que são lesões pré cancerosas ou o melanoma, um tipo de câncer de pele agressivo que precisa ser rapidamente diagnosticado e tratado.

Como vocês podem ver, existem vários tipos de manchas escuras relacionadas ao sol que podem surgir no seu rosto. Se você notou algo diferente na sua pele após as férias, procure seu dermatologista.

O dermatologista está apto a diagnosticar seu tipo de mancha ao exame clínico e lhe indicar o tratamento adequado. Existem vários tratamentos. Para o melasma, são usados clareadores em casa e peelings no consultório médico. Para as efélides e as melanoses solares os tratamentos com luz pulsada e lasers têm excelentes resultados. E atenção: se há suspeita de câncer de pele, seu dermatologista vai lhe orientar quanto ao tratamento.

Fica a dica: use SEMPRE seu protetor solar 30 minutos antes da exposição ao sol, reaplicando a cada 2 horas e após sair da água. Evite o sol entre 10-16 horas e use chapéu. Estas são medidas eficazes para evitar as tão temidas manchas!E boas férias!

 

Texto: Drª Lilian Salvino 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter