Começamos a semana mais uma vez com nossa coluna Fato x Filme, revelando algumas das histórias reais que inspiraram longas de sucesso. E no clima do nosso especial #30DiasdeHalloween, nada como mostrar casos reais que se transformaram em filmes de terror amados pelos fãs. Hoje é a vez da querida – e temida! – Annabelle!
O longa Annabelle é um derivado da franquia A Invocação do Mal, criada pelo mestre do terror James Wan. Pois bem, assim como o filme que deu origem à franquia, a história da boneca amaldiçoada também foi inspirada em um caso real investigado pelos Warren, o casal de estudiosos que investigou diversas atividades paranormais pelos Estados Unidos – e alguns até em outros países.
A verdadeira Annabelle
Não precisa ser fã de filmes de terror ou dos Warren para saber que a boneca mostrada no filme em nada se parece com a Annabelle real. Guardada ainda hoje no museu dos Warren, a boneca original é da linha Raggedy Ann, que foi criada em 1915 e se tornou um clássico. Aos 28 anos, uma enfermeira chamada Donna recebeu a boneca de presente da mãe. E logo coisas estranhas começaram a acontecer.
Primeiro ela notou que a boneca mudava de posição sozinha quando ela estava fora do cômodo. Tanto Donna quanto sua colega de quarto, Angie, começaram a notar bilhetes pela casa pedindo ajuda, mas elas não fazia ideia de onde eles vinham. Um amigo das duas chegou a se sentir fisicamente atacado após tirar um cochilo no mesmo cômodo em que a boneca estava.
Com a ajuda de um médium, descobriram que uma menina de sete anos chamada Annabelle Higgins teria morrido naquele apartamento, e que ela gostava de brincar com a boneca. Então, Donna e Angie deram permissão para que o espírito da menina habitasse a boneca, na tentativa de acalmar a situação. No entanto, o efeito foi o contrário e assim, os Warren se envolveram na história.
Boneca havia sido tomada por forças desumanas
Logo no início da investigação, Ed e Lorraine Warren afirmaram que não se tratava do espírito de uma menininha que estava na boneca. Tratava-se de uma “possessão desumana” que queria ir da boneca para um hospedeiro humano. Um padre amigo do casal fez uma sessão de exorcismo no apartamento e os Warren concordaram em levar a boneca para casa.
No entanto, o caminho não foi fácil: Annabelle, presa no banco de trás, parecia possuir o carro, desligando o motor, acelerando em curvas, conseguir completar o caminho. A boneca foi presa em uma caixa de vidro selada e protegida com rezas. Para o casal, a maldição de Annabelle é verdadeira e o item era um dos mais protegidos do museu deles. Com a morte de Ed e, posteriormente, de Lorraine, o genro do casal, Tony Spera, assumiu o legado dos dois e cuida pessoalmente de todos os itens do museu – principalmente de Annabelle. Recentemente, a famosa caixa da boneca precisou ser aberta, o que gerou grande comoção na internet.
Você teria coragem de ter uma Annabelle em casa?
Fotos e vídeo: Reprodução