Brasileiro cria videoclipe só com imagens de Inteligência Artificial

Hype Curioso|Hypeando|Tecnologia
Inteligência Artificial

O que antes parecia coisa de filme de ficção científica: chamadas de vídeo, carros elétricos, internet das coisas… Podemos dizer que o futuro já chegou, não é mesmo? E se hoje em dia, as televisões, smartphones e vários outros equipamentos possuem a chamada Inteligência Artificial, por que não usar toda essa tecnologia na arte? Foi justamente isso o que o músico brasileiro Lã fez em seu novo videoclipe.

Lã é nome artístico de Guilherme Rech – também guitarrista da banda Amigo Imaginário. No segundo single do álbum O Que Acontece no Escuro, o cantor apresenta o retrato de uma mulher no fim de sua vida. E a história é ilustrada por sobreposição de imagens produzidas por inteligência artificial. Composta, gravada e produzida por Lã, a faixa é apresentada num clipe realizado com um colaborador inusitado: o programa de inteligência artificial Midjourney. “Foram 6 semanas de pesquisa e execução, tempo em que o programa se tornou um parceiro criativo. Nem todo resultado era perfeito, mas o jeito que a inteligência artificial interpretava cada comando gerava novas ideias que eu não teria sozinho.” diz Guilherme.

Inteligência Artificial criou imagens, mas não deve substituir mão de obra humana

Musicalmente falando, “Um Raio” é apoiado num emaranhado de guitarras, inspirado em bandas como Real Estate e Television, e em detalhes de percussão e sintetizadores. A letra, que fala a respeito da iminência da morte e do saldo da vida, é contraposta por um arranjo pop e leve – dando a iluminação inesperada de um raio sobre a história. Pois bem, a partir de comandos de texto, o o programa de Inteligência Artificial gerou mais de 5 mil imagens diferentes e coube ao artista a seleção das mais de 1.000 que fazem parte do resultado final. “Ferramentas como essa são só isso: ferramentas. A ideia não é substituir colaboradores de verdade. Mas pra um artista independente é importante manter o olho aberto pra esse tipo de oportunidade. Exige tempo e dedicação, mas é algo que qualquer um pode fazer”.

Já pensou se a moda pega?

Fotos e vídeos: Reprodução/Yasmim Bianco

Inscreva-se na nossa newsletter