Reciclar, reutilizar, reduzir… Essas e outras palavras ligadas ao cuidado com o meio ambiente refletem não apenas uma ação individual e, sim, um sentimento que deveria ser coletivo. Afinal, todos compartilham o mesmo lar: o planeta Terra. Pois bem, a ação de pensar o ambiente em que se vive a fim de manter o bem estar coletivo é o ponto de partida do Projeto Lixo no Lixo. Trata-se de uma ação formativa voltada para as crianças e jovens do bairro Vila Velha, em Fortaleza, que visa levar conhecimento através da educação ambiental e midiática. As ações acontecem na Escola Estadual de tempo integral Liceu Vila Velha, na capital cearense A escola foi convidada pela Associação Vidança por já atuar no território.
O Lixo no Lixo tem o intuito de provocar nos jovens um pensamento crítico sobre o ambiente que os cercam e provocar mudanças de comportamento e conscientização dos problemas ambientais. O projeto também pretende formar multiplicadores do conhecimento dentro de suas casas e para além de seus territórios, além de ocupar as redes sociais de forma propositiva contemplando soluções de problemas que enfrentam no dia a dia. E, claro, ensinar a acondicionar o Lixo.
Projeto Lixo no Lixo conta com apoio de ONG
Recentemente, foi divulgado que a ONG Gerando Falcões recebeu uma generosa doação da cantora Anitta. Pois bem, é justamente esta a ONG que tem ajudado o Vidança neste projeto. A Associação teve o projeto aprovado pelo edital #Inovai da Rede Gerando Falcões, o qual provocava as periferias a resolver problemas de seu território. A elaboração e concepção ficou a cargo da jornalista Kátia Karan.
O corpo docente é formado por um time de profissionais referência em diversas áreas. Eimar Moura e Victor Conde, do Instituto VerdeLuz, atuam na área de Biologia; as Soluções Sustentáveis serão apresentadas por Vitória Paz Lima, da Somos Yby. Já o ambientalista e consultor jurídico Domingos Fernandes da Rocha Jr é responsável por falar sobre Direito Ambiental e Cidadania e Kátia Karan assume o eixo de Jornalismo e Letramento Midiático.
As aulas acontecem semanalmente, de 24 de outubro a 18 de novembro na escola de tempo integral Liceu Vila Velha, para cerca de 140 alunos daquela escola, do 1 e 2 º anos do Ensino Médio, aberto também para os alunos do 3º ano . O projeto conta com dois cortejos artísticos da Vidança e aulas de campo com professores de Biologia e Jornalismo e letramento Midiático.
Será realizado, ainda, um mutirão de limpeza e fotos no mangue Vila Velha, com cortejo literário da Associação Vidança. No dia 26 de novembro o cortejo percorrerá o bairro Vila Velha unindo dança, música e literatura, e consciência ambiental, culminando em bate papo com a comunidade. O Lixo no Lixo também contempla a realização da Feira Criativa Vidança.
O que é o Vidança
A Associação Vidança atua há 42 anos no território, acolhendo os moradores do entorno em atividades de arte e educação, tendo a dança como matriz motora. Em seu processo criativo, envolve ações de sustentabilidade ambiental por estar inserida numa área entre o mangue do Rio Ceará e o mar.
Sua dirigente, Anália Timbó, explica que toda a construção de figurino e materiais desenvolvidos nas oficinas de corte, costura e visomanuais utilizam sobras de tecido de confecções de Fortaleza. Os espetáculos também são criados a partir dos elementos que conjugam nesse universo. Movimentos dos corpos dançantes reproduzem os movimentos de seres que habitam esse ambiente como caranguejos, peixes, e os pescadores. Isso que é inspiração!
Fotos: Reprodução