Em um mundo imerso na cultura digital, muitos temem o fim da literatura. No entanto, a tecnologia pode sim ser uma aliada das diversas atividades econômicas ligadas à produção, distribuição e consumo de livros.
De acordo a pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, realizada Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e Nielsen Book, em 2021, o faturamento das editoras com a venda de livros para todo o mercado foi de R$ 5,8 bilhões. Crescimento nominal de 6% em relação ao ano anterior.
Dessa forma, mais importante do que especular o fim do livro é propor incentivos à formação de novos leitores, discutir como o livro pode se manter atrativo, seja no digital ou impresso.
Para contribuir neste sentido, o Sebrae/CE e a Academia Cearense de Letras lançaram recentemente o estudo sobre a Cadeia Produtiva do Livro no Ceará, o qual mostra que este segmento possui mais de 1.200 empresas formais no Estado, responsáveis por mais de 15 mil empregos com carteira assinada e a arrecadação de R$ 48 milhões em ICMS.
O estudo também aponta linhas estratégicas que podem contribuir para o fortalecimento deste segmento no Ceará. Aproveite e acesse o Sebrae e confira temas ligadas à esse setor!
Fotos: Reprodução / Fonte: Sebrae
Pátio Hype