Gal Costa: Relembre 5 canções icônicas na voz da cantora

Celebridades|Entretenimento|Música
Gal Costa

Nesta quarta-feira (09), o mundo da música brasileira ficou mais triste com a notícia da morte da Gal Costa. A baiana dona de uma voz marcante esteve presente nos mais diversos momentos da MPB. Da tropicália ao frevo, do pop-rock à bossa-nova, Gal passeou lindamente por vários estilos musicais. E em homenagem à ela, relembre a seguir alguns de seus grandes e inesquecíveis sucessos:

Meu nome é Gal, o hino de Gal Costa

Difícil pensar em Gal Gosta e não associá-la logo à canção em que ela deixa claro qual é o seu nome. Composta por Roberto e Erasmo Carlos, a canção se tornou símbolo da força que a cantora tinha na voz e na atitude.

Baby, seu primeiro grande hit

Gal gravou esta canção para o histórico disco Tropicália, de 1968. A composição é assinada por Caetano Veloso. Curiosamente, o hit foi escrito para ser cantado por Maria Bethânia – irmã de Caetano. No entanto, ela não quis participar do disco. Coube, então, à Gal interpretar a canção, que se tornou seu primeiro grande sucesso.

Modinha para Gabriela, uma canção icônica para um personagem icônico

Sabiam que Gal Costa foi cotada para dar vida à personagem Gabriela na novela de mesmo nome da TV Globo? Entretanto, ela não aceitou o convite, e coube à Sônia Braga dar vida à personagem, o que fez com maestria. Gal, então, gravou a canção-tema de abertura da produção.

Brasil, a canção “redescoberta” por Gal

A música Brasil já era um sucesso na voz de Cazuza, que já a apresentava em shows pelo país a fora. Porém, nos anos 1980, Gal regravou a canção especialmente para ser tema da novela Vale-Tudo, e parece que só então o público se deu conta da verdadeira potência da letra daquela canção.

Festa do Interior, a música que já fez muita gente cair na dança

Gal Costa também era conhecida por seus hits alegres e dançantes, e talvez o mais conhecido deles seja Festa no Interior. A música de 1981 mistura quadrilha e frevo e já embalou muitas festas não apenas nos interiores, mas também em muitas capitais do Brasil.

Claro que o legado de Gal Costa é muito maior do que estas cinco músicas, mas ainda assim, fica aqui nossa singela homenagem a essa incrível mulher.

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter