Para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, já é bem comum o empréstimo de cadeira de rodas ou carrinhos motorizados em diferentes shopping da cidade. O empréstimo é uma solução para ampliar a acessibilidade e facilitar a locomoção deste público pelo espaço. Pois bem, um shopping da cidade de Fortaleza deu um passo além e agora contra também com o empréstimo de abafadores a pessoas no espectro do Autismo.
Uma das reclamações de pessoas com autismo é o excesso de estímulos que os shopping têm. Além das luzes fortes, muitas lojas possuem música, às vezes há vendedores falando através das caixas de sim, isso sem mencionar as próprias pessoas conversando. para quem tem sensibilidade auditiva, isso tudo pode ser extremamente desgastante. Mas agora, o shopping RioMar Fortaleza conta com serviço de acessibilidade inédito em shoppings no Ceará: o empréstimo de abafadores de ruídos para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Nesta semana, os funcionários do local foram capacitados para lidar com este público. Os colaboradores receberam orientações sobre a importância dos abafadores como forma de ajudar no conforto das pessoas que apresentam hipersensibilidade auditiva. Para a diretora do NPC, Silviane Andrade, essa iniciativa irá contribuir na inclusão das crianças autistas, fazendo com que mães, pais e responsáveis se sintam mais confiantes de levar seus filhos ao shopping, que é um ambiente com muitos ruídos.
“Estamos muito felizes e honradas por colaborar nesta iniciativa e ver esse projeto se concretizar. Além da entrega dos abafadores, o shopping também é inclusivo quando busca ter profissionais aptos a compreender a jornada da pessoa autista e de sua família, preparando-os para atendê-los”, afirma. O novo serviço já está disponível e pode ser usufruído, gratuitamente, pelo público de todas as idades durante o passeio no shopping, mediante um breve cadastro no Espaço Família (piso L2).
Essa é uma iniciativa de apoio a pessoas com autismo que mais espaços deveriam tomar, não acham?
fotos: Reprodução