Quem nunca viu, em filmes ou séries, aquela cena em que a pessoa chega cansada após um dia de trabalho, abre uma garrafa de vinho e toma enquanto relaxa – geralmente num imenso sofá ou em uma banheira? Pois bem, transformar o que parece coisa de Hollywood em uma cena do cotidiano de muita gente é uma das propostas da Levin Vinhos, uma loja de vinhos itinerante de Fortaleza.
É notório o quanto o vinho tem se popularizado Brasil. Fortaleza, por exemplo, foi uma das cidades que mais teve aumento no consumo do fermentado, com 37% de crescimento, segundo o estudo “O Mercado de Vinhos” realizado em 2021 pela empresa Wine. Contudo, para muitas pessoas, ele ainda parece um bicho de sete cabeças Oferecer “vinho sem complicações e do seu jeito” é a principal missão da Levin Vinhos. O criador da marca, Ramon Maia, é sommelier e juiz de vinhos, e enxerga uma lacuna no mercado local. “Já temos lojas de vinho da cidade, mas todas têm uma proposta semelhante, mantendo o aspecto sério da bebida. O que queremos é uma marca mais acessível, jovem e com uma linguagem de fácil compreensão para todos que quiserem entrar nesse universo”, explica.
Vinho descomplicado e fácil de comprar
Diferente das grandes e famosas adegas, que podem ser um ambiente intimidador, a Levin Vinhos tem uma proposta bem mais descontraída e aconchegante. Ramon Maia inaugura sua loja itinerante neste sábado (19), durante a Feira Chamego, na Praça Luíza Távora. Além das garrafas, a marca aposta em latas e até em vinho na caixa. “Queremos trazer ao mercado local outras opções da bebida que ainda não são populares aqui: o vinho e o espumante em latas, e o vinho em caixa (chamado de bag in box) oferecem ótimo custo-benefício e uma forma bem mais prática de consumo”, destaca o sommelier.
A loja também funciona de forma on-line e é possível contratá-la para participar de feiras, eventos e festas. E aqui, há outro diferencial: a venda da bebida em copos. “Escolhemos vender em copos, e não em taças, justamente para quebrar essa primeira regra. Beber vinho em taça tem um objetivo: sentir melhor os aromas. Mas nem sempre esse é o propósito. O vinho também pode ser bebido de forma despretensiosa e leve. Nem todos os rótulos são para avaliação e degustação, também podem ser para curtir um momento entre amigos”, aponta Maia.
Toda essa descontração se reflete, ainda, nas redes sociais da marca. Tudo para gerar mais proximidade com o cliente e, claro, desmistificar aquela ideia de que vinhos é uma coisa complicada. E aí, sextou com vinho?
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