Após três anos de muito trabalho, o Ponto de Cultura Fortaleza dos Maracatus, vinculado a Associação Cultural Solidariedade e Arte – SOLAR, lança nesta sexta-feira (23), o almanaque “Fortaleza dos Maracatus”, na sede da SECULT (Cine São Luiz). A publicação que reúne vários trabalhos feitos por participantes de oficinas artísticas traz diversas linguagens, entre fotografias, textos literários, partituras e até pinturas. Tudo voltado à temática do maracatu do Ceará.
A concretização do projeto veio a partir da criação do “Ponto de Cultura Fortaleza dos Maracatus”, por meio de edital da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). De uma forma livre, os participantes das oficinas fizeram mais de 30 telas, 200 textos, 5 mil fotografias, 100 ilustrações e 15 partituras de composições.
“O fato de ser contemplado com o projeto do Ponto de Cultura foi muito importante, porque raramente há a possibilidade de obter financiamento para programas de durabilidade. Em geral, os editais são voltados a ações e eventos pontuais ou a produtos”, comemora presidente da Solar, Pingo de Fortaleza. “A partir dessa conquista, pudemos qualificar a infraestrutura da associação. Hoje temos equipamentos, ilha de edição. Isso potencializa nossa atuação”, completa.
O almanaque será lançado próximo ao Dia do Maracatu, celebrado em 25 de Março. “Além desse evento, inauguraremos também uma exposição de 30 telas e 30 fotografias desse material, no Museu do Ceará”, revela Pingo.
SERVIÇO:
Lançamento de “Fortaleza dos Maracatus”
Data: 23/03, às 16 horas
Local: Auditório da Secult, Cine São Luiz – Praça do Ferreira – Centro.
Abertura da exposição do Ponto de Cultura Fortaleza dos Maracatus
Data: 23/03, às 18 horas
Local: Museu do Ceará – Rua São Paulo, 51 – Centro.
Contato: (85) 3226.1189
Fotos: Reprodução