Fato x Filme: a história por trás de Um Sonho Possível

cinema|Entretenimento
Um Sonho Possível

Em 2010 o filme Um Sonho possível chegou aos cinemas emocionando muita gente ao redor do mundo. Protagonizado por Sandra Bullock, a produção rendeu à ela um Oscar de Melhor Atriz e ainda levou para casa o maior premio daquele ano: o Oscar de Melhor Filme. E boa parte desse sucesso se deve não apenas ás excelentes atuações do elenco, mas também por se tratar de um filme inspirado em uma história real – que a gente vai contar para você na Fato x Filme dessa semana.

Bom, no filme Um Sonho Possível, Sandra Bullock dá vida a uma matriarca de uma família de classe média alta dos Estados Unidos que conhece um jovem que tem grandes dificuldades na escola. Ela, porém, consegue enxergar nele um grande potencial, e resolve não apenas acolher o garoto em sua casa como também ajudar-lhe nos estudos e no esporte, para que, com isso, ele consiga entrar numa faculdade. O caminho não é fácil, mas, ao final, todos prosperam.

O que há de real em Um Sonho Possível

O jovem cuja história foi retratada no filme se chama Michael Oher. Ele morava na cidade de Memphis e, aos 16 anos, tinha sérias dificuldades financeiras e na escola. Com um péssimo histórico acadêmico, Michael – ou Big Mike, como foi apelidado – já tinha passado por mais de dez escolas públicas, ficou um ano sem ir às aulas e foi reprovado algumas vezes. Com isso, era quase impossível ele ser aceito em qualquer outra instituição.

No entanto, um homem chamado Tony Henderson viu o menino e fez de tudo para que ele fosse aceito na Briarcrest Christian Highschool, afirmando que ele seria uma excelente adição ao time de basquete na escola. lá, Mike conheceu o jovem Sean Tuohy, que contou para sua família a história do menino. Descobriu-se que Mike tinha 11 irmãos, que seu pai tinha sido assassinado e que sua mãe era viciada em drogas.

Um Sonho Possível

Logo, a família Tuohy resolveu acolher o menino. Leigh Anne Tuohy – interpretada por Sandra Bullock – viu que ele não tinha condições de viver dormindo sempre em abrigos ou locais improvisados, e o acolheu em casa. Ele rapidamente foi acolhido por todos da família. Logo, ele começou a se destacar no futebol americano mas, por melhor atleta que ele fosse, com notas baixas ele nunca poderia jogar na liga profissional. Com isso, Leigh Anne resolveu investir em aulas particulares para o jovem e, com a ajuda do supletivo online, ele conseguiu melhorar as notas.

Após se formar, ele foi contratado para jogar em grandes times como o Baltimore Ravens, tendo se tornado campeão do Super Bowl em 2013. Em 2017, Mike se aposentou da NFL e hoje ainda vive próximo à família Tuohy, no Tennessee. Já o filme Um Sonho Possível pode ver visto tanto na HBO Max quanto no Prime Video.

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter