A arte e a cultura são agentes primordiais para qualquer população. É através delas que um povo pode se expressar e representar aquilo que é importante. No entanto, nem sempre esses dois elementos são devidamente valorizados e, hoje em dia, é preciso saber transformar isso em algo que além de benefícios sociais, também traga algum tipo de retorno financeiro aos envolvidos. Empreender neste meio, porém, nem sempre é tarefa fácil. E justamente para preencher essa lacuna é que foi criado o projeto Territórios Multiculturais – Intercâmbio e Negócios Criativos, com acesso gratuito, realizado no Theatro José de Alencar.
O Territórios Multiculturais surge como uma plataforma de desenvolvimento sociocultural com o intuito de fortalecer a economia da cultura cearense e de outras regiões, com ênfase em ações formativas e rodadas de negócios criativos, em que artistas terão a oportunidade de apresentar seus projetos/ portfólios a fim de fechar contratos para turnês, agendas de shows e convites para festivais. Uma iniciativa potente que reúne diversas ações com a finalidade de promover encontros democráticos voltados a profissionais que atuam no mercado cultural, proporcionando intercâmbios e possibilidades de empreendedorismo.
Diferentes profissionais falam sobre empreender na arte
A ação terá sua primeira edição nos próximos dias 15 e 16 de dezembro, e será realizada no Theatro José de Alencar. A programação é inteiramente gratuita e reúne ciclos de formação, apresentações artísticas e empreendedorismo para artistas, produtores e agentes culturais. Com uma agenda de atividades e conteúdos diversos, envolvendo painéis/encontros, palestras/zona de criação e interatividade, workshops, rodadas de negócio e pocket-shows, o evento abordará temas importantes para a cadeia produtiva da cultura como: “Cooperação Afetiva e Técnica para a Circulação de Artistas”; “Engajamento, produtividade e interação no empreendedorismo de linguagens artísticas”; “A potência feminina na economia da cultura”; entre outros.
O produtor cultural e diretor do projeto, William Mendonça, afirma que a intenção dessa ação cultural é promover o intercâmbio de conhecimentos e fomentar o empreendedorismo, o protagonismo e a realização de projetos por parte dos grupos artísticos espalhados pelo estado do Ceará. “Convidamos diversos artistas, produtores e gestores do Brasil para diálogos, parcerias e, sobretudo, capacitação e aperfeiçoamento profissional”, garante. Entre os nomes confirmados estão: Monique Dardenne (Diretora WME e Curadora Musical/ SP), Guilherme Tavares (Favela Sounds/ DF) e Barral Lima (UN Music/ Festivais – MG).
A presidenta e vice-presidenta da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN), Ana Morena e Sara Loiola, também confirmaram presença no evento. A ABRAFIN é uma das mais importantes associações da música e teve um papel fundamental na consolidação de políticas públicas que visam o fortalecimento dos festivais, no Brasil. “Pretendemos criar um grande encontro para que além das trocas de experiências, sejam apresentados modos de operação, atuação e manutenção desses produtores no mercado cultural cearense e nacional”, afirma Mendonça.
A programação completa pode ser vista nas redes sociais do projeto.
Serviço
Territórios Multiculturais – Intercâmbio e Negócios Criativos
Data: 15 e 16 de dezembro de 2022
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, nº 525, no Centro)
Informe: Todas as atividades são gratuitas.
Inscrições: Formulário de Inscrição no evento Territórios Multiculturais
Instagram: @territoriosmulticulturais