Projeto empodera pessoas com síndrome de Down através da fotografia

Hype do Bem|Hypeando|Inspiração da Semana
síndrome de Down

Por mais que o tempo passe, que se desenvolva campanhas, ainda há muita gente que tem preconceito com pessoas com deficiência, que duvidam de suas capacidades. E a síndrome de Down está entre as deficiências que muita gente preconceituosa acredita ser incapaz mas que, na verdade, não tem nada disso. E para mostrar que lugar de quem tem síndrome de Down é onde a pessoa quiser que uma fotógrafa criou uma escola de fotografia com aulas gratuitas para este público.

Sandra Reis trabalha há mais de uma década com fotografia. Para passar mais tempo com seu filho Felippe, que tem síndrome de Down, ela passou a levá-lo para acompanhá-la nos espetáculos de dança em que trabalhava. Na época, ela começou a explicar a ele noções básicas de enquadramento, luz e deixava a câmera com ele para que ele fizesse o “making-of” enquanto ela registrava o evento. Ao notar o talento do filho, ela resolveu criar a Galera do Click, em São Paulo, uma escola de fotografia gratuita para pessoas com síndrome de Down ou qualquer outro tipo de deficiência intelectual.

Após passar por um período de dificuldade nos negócios, ela conseguiu o apoio de uma empresa farmacêutica e um time de futebol para manter a escola de portas abertas e, claro, gratuita. Além das aulas, os alunos já viajaram a vários estados para cobrir festas e eventos empresariais realizados por marcas parceiras. Em cada evento, participam dois alunos e um monitor da escola. Durante a pandemia, as aulas passaram a ser administradas online e os eventos foram suspensos. Mas, ainda assim, o sentimento de união permaneceu entre alunos e professores. Hoje em dia, o trabalho da Galera do Click e de seus alunos pode ser acompanhado diretamente através das redes sociais da escola.

Bem que mais cidades poderiam aderir à ideia e criarem escolas do tipo, não acham?

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter