O primeiro mês do ano é dedicado à conscientização dos cuidados com a saúde mental. Inspirando-se nisso, a Prefeitura de Fortaleza reforça a importância de buscar orientação e escuta qualificada nos serviços públicos que ofertam acolhimento aos fortalezenses.
O Município conta com 23 equipamentos que compõem a Rede de Atenção Psicossocial, sendo 15 Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza (seis gerais, dois infantis e sete álcool e outras drogas), cinco unidades de acolhimento para dependentes químicos e três residências terapêuticas.
Assim, buscar orientação nos CAPS é uma alternativa para se cuidar, através de equipes multidisciplinares que elaboram um plano terapêutico para o usuário, avaliando os fatores de risco, sinais, sintomas e patologias, e analisando os fatores protetores dos indivíduos. O serviço dos CAPS é porta aberta, no qual o usuário pode procurar diretamente, ou ser encaminhado por um dos 116 postos de saúde da Capital, que atendem, entre outras necessidades, demandas de saúde mental.
Devemos promover e discutir reflexões que proporcionem a quebra de tabus e incentivem os cuidados com a saúde mental. Faça parte dessa corrente no Janeiro Branco você também!
Fotos: Reprodução / Fonte: Prefeitura de Fortaleza
Pátio Hype