Fortaleza realiza atividades de conscientização sobre hanseníase

Acontece|Saúde

Janeiro também é o mesmo de conscientização e combate à hanseníase. Inspirando-se nisso, a Prefeitura de Fortaleza intensificou as ações educativas nos postos de saúde da capital, acerca da existência da doença, seus sinais e sintomas.

Dentre as ações previstas, os postos de saúde irão ofertar ações de educação em saúde acerca da doença, além da intensificação da busca ativa de sintomáticos dermatológicos através das equipes das unidades. Na próxima terça-feira (24) será realizada uma ação alusiva na Praça do Posto Maria Cirino, no bairro Moura Brasil, com orientação e demonstração de figuras de lesões da hanseníase, entrega de material informativo e laços, palestra sobre a doença, além de outras ações em saúde.

A doença na capital

Em Fortaleza, no ano passado, foram confirmados 281 casos da doença, uma taxa de detecção de 10,4 por 100 mil habitantes. A diminuição da taxa nos últimos nove anos tem sido constante, chegando a 63% se comparada à de 2013. Na Capital, a doença atinge homens, em sua maioria, com uma média de 55% dos diagnosticados. Em 2022, apenas um caso evoluiu para óbito.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secretaria Municipal da Saúde (SMS)

Pátio Hype

Inscreva-se na nossa newsletter