Já imaginou como seria agradável ficar sem ter que fazer depilação ou longe da necessidade de fazer a barba? É, parece que não estamos tão longe dessa evolução! De acordo com informações do Daily Mail, um grupo da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriu um droga usada para tratar algumas infecções nos olhos – em portadores do vírus HIV – que quando adicionada a um tipo de gel ajuda a parar o crescimento dos pelinhos indesejáveis.
Tudo começou porque começaram a constatar que os pacientes do sexo masculino começavam a perder pelo no rosto quando recebiam altas doses do remédio (cidofovir). Então os pesquisadores tiveram a ideia de testar se um gel feito com diferentes concentrações do produto poderia inibir o crescimento de pelo. Para tanto, os cientistas contaram com 16 homens de barbas muito fechadas, eles receberam de 1% a 3% de concentração do produto para aplicar diariamente em um dos lados do rosto. Do outro lado usaram um outro tipo de gel, mas sem a droga. Os homens foram orientados a fazer a barba todos os dias, só dando uma pausa de 48hs antes de visitarem a clínica.
O resultado foi muito satisfatório para aqueles que usaram 3% do produto, já para os que tinham apenas 1% em sua concentração mostraram pouco efeito. “O gel foi seguro e bem tolerado. Mas não observamos alopecia total (perda de pelo), como foi calculado anteriormente, e a dose e a duração do tratamento podem ter sido insuficientes para desencadear esse efeito”, escreveram os cientistas.
Os pesquisadores continuarão a fazer estudos para alcançar um tipo de formulação que não causem efeitos colaterais. Pode ser o fim dos pelinhos indesejados.
Fotos: Reprodução