Quinta-feira chegou com mais um Pérolas do Streaming, trazendo dicas incríveis de filmes e séries que podem até não ser muito conhecidas ou viralizar nas redes sociais, mas com certeza valem – e muito! – a pena dar o play. E essa semana a dica é para quem não dispensa um bom filme de terror. Estamos falando do longa O Monastério, que foi lançado em 2022, mas ainda hoje arrepia até o último fio de cabelo de quem resolve assisti-lo.
A produção polonesa é dirigida por Bartosz M. Kowalski. O Monastério conta a história de um jovem policial que, após uma série de misteriosos desaparecimentos em um mosteiro extremamente isolado do mundo, resolve se infiltrar no local. Disfarçado de clérigo, ele investiga em detalhes o sumiço de vários prisioneiros que vinham sendo torturados. Porém, não existe saída do local. Dá uma conferida no trailer:
Por que assistir a O Monastério?
A sinopse parece ser bem simples: um policial infiltrado em um mosteiro. Lendo assim, parece mais um filme de ação do que de terror, não é mesmo? Contudo, a mistura de elementos sobrenaturais com tramas religiosas sempre rendem bons sustos. De cenas no passado, em que misteriosos rituais são realizados a momentos no presente, já com o policial perdendo a noção do que é real ou não, tudo é feito de forma a criar uma atmosfera realmente assustadora.
Por outro lado, é claro que os clichês dos filmes de terror também estão presentes: o jogo de claro-escuro, as cruzes invertidas, alguns jumpscares e a trilha sonora coordenando a adrenalina fazem parte da trama. E aqui entre nós, são necessárias para a construção de um bom terror. No entanto, o diretor soube dosar bem esses clichês com os demais elementos, criando uma trama bem interessante para os fãs do gênero.
Já quem não é muito acostumado com filmes de terror mais pesados podem achar tudo um tanto quanto repugnante, e talvez até um pouco complexo. No entanto, entre a Terra, o Céu e o Inferno, tudo o que se pode dizer é que o terror O Monastério certamente é uma produção que vale a pena dar uma chance!
Fotos e vídeos: Reprodução