Você sabia que este mês é voltado à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa? E em Fortaleza, a campanha Junho Violeta trará formações em equipamentos públicos de assistência, além da realização do I Simpósio Envelhecimento Ativo e Saudável, com intuito de capacitar servidores públicos sobre proteção social e direitos das pessoas idosas.
No Junho Violeta, de 5 a 28 de junho, os participantes dos grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos CRAS e o público que frequenta os Centros de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (CCDHs) receberão formação sobre combate à violência e conhecem políticas públicas de valorização de pessoas idosas.
Assistência à pessoa idosa
Uma das principais formas de proteção social, realizada nos 27 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que previne o abandono e a ruptura de vínculos. Os CRAS também têm o papel de incluir idosos em situação de vulnerabilidade em programas sociais de transferência de renda, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família, entre outros.
Nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), são acompanhadas ocorrências em que tenha sido consumada a violência física, psicológica, negligência, abandono, entre outros. O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) realiza intervenções como atendimento psicossocial, orientação jurídica e articulação com órgãos da rede de proteção para que possa ser rompida a situação de violência.
A Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) disponibiliza o serviço telefônico para denúncias de violação dos direitos, o Disque Direitos Humanos no número 0800 285 0880 ou por meio do Disque 100.
Fotos: Reprodução / Fonte: PMF
Pátio Hype