Mostra gratuita: Cinema do Dragão homenageia Ousmane Sembène

Cinema|Cultura

 Celebrando os cem anos de nascimento do ditretor Ousmane Sembène, a partir desta sexta-feira (14), o Cinema do Dragão recebe a mostra “O Cinema de Ousmane Sembène – um tributo ao centenário do pioneiro dos cinemas africanos”. Até 19 de julho, serão exibidos sete longas-metragens do realizador senegalês, além de masterclass e sessões comentadas.

A mostra será aberta com a exibição do primeiro longa-metragem dirigido por Sembène, ‘A Negra de’ (La Noire de?, 1966), na sexta (14/07), às 18h. O filme traz a história de Diouana, jovem senegalesa que se muda de Dakar para a Riviera Francesa para trabalhar na casa de um casal francês e se vê cada vez mais presa em um sistema opressor e racista. Outro destaque da programação é ‘Mandabi’ (Le Mandat, 1968), primeiro filme do diretor falado em Wolof, sua língua natal. 

Também será exibido ‘Moolaadé’ (2004), que aborda de forma crítica a questão da mutilação genital feminina. Filmado em Burkina Faso, esse foi o último filme de Sembène, que faleceu em 2007. Contemplando as cinco décadas de produção do realizador (dos anos 1960 ao início dos anos 2000), a mostra também exibirá os filmes: ‘Ceddo’ (1977), ‘Xala’ (1975), ‘Campo de Thiaroye’ (Camp De Thiaroye, 1988) e ‘Guelwaar’ (1992).

Toda a programação é gratuita, mediante a retirada de convite na bilheteria do Cinema, a partir das 14h do dia de cada sessão. Aproveite!

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult
Pátio Hype

Inscreva-se na nossa newsletter